Canal de Suez vê queda de 42% nas travessias em meio a ataques Houthi

O trânsito semanal de navios através do Canal de Suez caiu 42% nos últimos dois meses, como consequência dos ataques dos rebeldes Houthi a navios que atravessavam o Mar Vermelho.

A informação consta de um relatório da Unctad divulgado na sexta-feira (26) sobre os principais operadores na indústria marítima que suspenderam ou retiraram os trânsitos de Suez. Pelo canal, no Egito, passam cerca de 12% do tráfego marítimo mundial e muitas companhias de navegação desviaram os seus navios para o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul de África, para fugir aos ataques.

“Os recentes ataques ao transporte marítimo do Mar Vermelho, juntamente com os desafios geopolíticos e climáticos existentes, deram origem a uma crise complexa que afeta as principais rotas comerciais globais”, relatou a Unctad. A entidade da ONU se referiu à crise hidrológica no Canal do Panamá e às guerras de Israel contra o Hamas e Rússia-Ucrânia.

PUBLICIDADE

MCI


A entidade sublinhou o papel crítico desempenhado pelo transporte marítimo no comércio internacional, que é responsável por mais de 80% do movimento global de mercadorias.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios