Canal do Panamá: navios porta-contêineres se beneficiam do êxodo de outros setores

Os navios porta-contêineres estão conseguindo manter as médias diárias de trânsito através do Canal do Panamá, o que não vem acontecendo com outros segmentos, destaca a consultoria inglesa Drewry. Os dados mensais da Autoridade do Canal do Panamá (ACP) mostram que, embora o número total de trânsitos esteja diminuindo, a participação dos navios porta-contêineres vem aumentando. A situação decorre da decisão de armadores de outros tipos e navios em contornar a hidrovia.

Numa tentativa de preservar os níveis de água da bacia hidrográfica do canal, desde março de 2023 a ACP reduziu progressivamente o trânsito diário. As temperaturas mais elevadas do que o normal no Oceano Atlântico juntamente com o fenômeno El Niño e o atraso da estação chuvosa são as razões para a restrição. Com o pouco calado, os navios são obrigados a reduzir o peso da carga em trânsito.

Os dados do ACP relativos a dezembro de 2023 mostram que os trânsitos mensais nas duas eclusas diminuíram cerca de 25% em relação a outubro de 2023 — 746 trânsitos contra 1.002. Em dezembro de 2022, ocorreram 1.281 trânsitos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Atualmente, os navios que transitam pelas eclusas Neopanamax do Panamá têm calados máximos de até 13,4m (15m no máximo em condições normais), enquanto os navios que transitam pelas eclusas Panamax podem trafegar com 12m.

A Drewry estima que os navios porta-contêineres perdem aproximadamente 350 TEUs de capacidade para cada metro de calado perdido.

Em 15 de dezembro de 2023, a ACP reverteu uma decisão anterior de reduzir novamente o número de trânsitos diários. Em vez de reduzir para 20 slots de trânsito em janeiro e para 18 em fevereiro, a autoridade aumentou o número de trânsitos de 22 para 24 por dia em 1º de janeiro. A média normal é de 35 a 40 trânsitos diários antes das restrições.

Em novembro, a média diária de trânsito para navios porta-contêineres era de 7,4 em novembro e dezembro, abaixo dos 8,4 em outubro. Mas os números são semelhantes às médias diárias em 2022, que ficaram em 7,7.

A participação dos navios porta-contêineres no total de trânsitos mensais aumentou para 30,6% em dezembro, quase 5% em relação a outubro. Em 2022, os navios porta-contêineres foram responsáveis por 19,8% das travessias pelo canal.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios