Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC 80) tem início

Foi aberta na segunda-feira (3) a 80ª sessão do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC) da IMO, nesta segunda-feira (3). Entre os principais itens da agenda, espera-se que a sessão MEPC 80 adote uma estratégia atualizada para redução de gases de efeito estufa na indústria marítima.

A estratégia IMO revisada deverá conter metas concretas de redução de gases de efeito estufa para o setor e espera-se que delineie uma cesta de medidas técnicas e econômicas a serem desenvolvidas para colocar a navegação global em um caminho ambicioso rumo à eliminação gradual das emissões de gases de efeito estufa.


PUBLICIDADE



O trabalho de revisão anterior à MEPC 80 ocorreu durante o Grupo de Trabalho Intersessional sobre Redução de Emissões de GEE de Navios (ISWG-GHG 15), que se reuniu de 26 a 30 de junho.

A IMO desenvolveu regulamentos globais sobre eficiência energética para navios e no momento se concentra em continuar a tomar ações concretas para garantir que a navegação internacional assuma sua parcela de responsabilidade no combate às mudanças climáticas.

Em seu discurso de abertura para a 80ª sessão do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que "a humanidade está em águas perigosas no clima. Mas as decisões nos próximos dias podem nos ajudar a traçar um caminho mais seguro." Ele exortou os membros do comitê a aprovarem uma estratégia de gases de efeito estufa que comprometa o setor marítimo a zero emissões líquidas até 2050, "o mais tardar".

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, ressaltou: "Este é um momento histórico em que todos têm um papel a desempenhar. A Estratégia IMO GHG 2023 será o legado, pelo qual nossos filhos e netos serão gratos. A hora da IMO demonstrar sua liderança global é agora".






   Zmax Group    Antaq    Curso H
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma