Conit vai trabalhar para desenvolver a integração do transporte

Integrar os modais aéreo, aquaviário e terrestre. Esse será o foco do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit). Criado pela Lei 10.233/2001 (a mesma que criou a ANTAQ e a ANTT), o órgão, vinculado à Presidência da República, reuniu-se pela primeira vez, no dia 24 de novembro. A reunião aconteceu no Ministério dos Transportes. O diretor Tiago Lima representou a ANTAQ.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, preside o Conit. O órgão também é representado pelos ministros da Justiça, da Defesa, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, das Cidades e pelo secretário Especial de Portos.

Tiago Lima participou da primeira reunião do Conit

Durante a primeira reunião, os conselheiros reforçaram a ideia de que o Conit deve propor medidas que propiciem o desenvolvimento do transporte intermodal. ?Hoje, o Brasil é um gigante do agronegócio. A integração logística de transporte fará com que a movimentação de produtos brasileiros seja mais eficiente?, afirmou o ministro dos Portos, Pedro Brito.

Brito lembrou, ainda, que a matriz de transporte do país precisa ser mais equilibrada, ideia que também é defendida pela diretoria da ANTAQ. ?Atualmente, 58% do transporte de cargas é feito por rodovias, que é um modal mais caro e mais poluente. O Brasil tem 40.000km de vias navegáveis, e apenas 13% da movimentação de cargas é feita pelo transporte hidroviário?, destacou Brito.

A próxima reunião do Conit acontecerá no final de janeiro. No primeiro encontro de 2010, será finalizado o texto do regimento interno. Além disso, serão definidos os comitês técnicos, que, conforme proposta do secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, poderão debater os seguintes temas: logística da agricultura, indústria, comércio e serviços, assuntos internacionais, transporte intermodal, relações institucionais e situação dos operadores e usuários. (da Redação / fonte: Ascom Antaq)

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios