Diretores da Antaq reúnem-se com empresários da navegação interior

Os diretores da Antaq, Mário Povia (diretor-geral) e Adalberto Tokarski, reuniram-se na manhã de ontem, terça-feira (30), na sede da Agência, em Brasília, com empresários da navegação interior. O grupo de armadores foi liderado pelo presidente da Fenavega (Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária), Raimundo Holanda Cavalcante Filho, entidade que congrega os diversos sindicatos de empresas das navegações fluvial e marítima.

O presidente da Fenavega afirmou que o encontro superou as expectativas: “Nós viemos em busca de um contato inicial para uma maior aproximação com a ANTAQ, mas acabamos avançando na discussão de diversos temas relacionados aos portos e às hidrovias”, apontou.

Raimundo Holanda destacou a campanha que os empresários vêm fazendo para integração dos modais, e pediu maior prioridade para navegação: “Nós entendemos que o destino de toda carga gerada no Brasil são os portos, que é nos portos que nasce também a maior quantidade de cargas das importações, mas a navegação é fundamental para a logística. Fala-se muito de porto, tem-se muitos problemas no porto, mas a solução está na navegação”, disse.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O diretor-geral da Antaq destacou que a área da navegação também é prioritária para a Agência: “Consideramos as três áreas (portos, navegação marítima e navegação interior) como parte de um todo, e os assuntos são tratados à medida que surgem. Contem conosco com prioridade também nos assuntos hidroviários, sejam eles portuários, de ETC, IP4, de portos organizados nas hidrovias, seja de navegação. É uma obrigação estarmos aqui debatendo e buscando soluções para o nosso país”, salientou.

A reunião também foi bastante positiva na avaliação do diretor Adalberto Tokarski: “Foi uma primeira reunião com o setor da navegação fluvial, mas já acertamos uma agenda para daqui um mês e meio com um posicionamento e algumas alterações nas normas que disciplinam as atividades do setor, que foram solicitadas pelo pessoal da navegação. A ideia é aproximarmos determinados pontos, para avançarmos nessa agenda”, observou.

No decorrer da reunião, o presidente do Sindarpa (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará), Luiz Rebelo, solicitou um posicionamento da ANTAQ quanto ao instituto do registro para as pequenas estações de transbordo de carga.

O diretor-geral da AntaqQ se posicionou favoravelmente à concessão do registro para as pequenas ETCs, proposta que também teve o apoio do diretor Adalberto Tokarski.

Fonte: Antaq



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios