Empresa gaúcha prepara profissionais para trabalhar em cruzeiros

A temporada de navios, cruzeiros e transatlânticos está aberta! Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), pelo menos 668 mil passageiros deverão aproveitar as 242 opções de roteiros em 12 transatlânticos que estarão navegando pela costa brasileira até abril de 2014, quando encerra a temporada. E para atender tantos turistas, é preciso ter mão de obra qualificada! Uma lei implantada pelo Governo Fernando Henrique Cardoso obriga que embarcações deste tipo que passarem mais de 30 dias em águas brasileiras tenha 30% da tripulação de brasileiros.  

“Estima-se que o mercado marítimo absorva até 5 mil profissionais nesta temporada. Portanto, quem tem inglês intermediário e até mesmo um inglês básico e com experiência na parte de hotelaria  como recepção, bar, restaurante, limpeza, fotografia e governança já está muito bem encaminhado”, afirma Camila Baum, diretora da Open Seas, empresa pioneira no Rio Grande do Sul no segmento de cursos preparatórios para tripulação.

 “Durante 6 anos trabalhei em cruzeiros e vi a necessidade de qualificar os profissionais para as tarefas em alto mar”, conclui. Trabalhar a bordo de cruzeiros oferece ao tripulante a oportunidade de ganhar em dólar e euro, entre US$ 600 e US$ 2 mil, aprender novas línguas e rodar o mundo. Entre as contribuições, o tripulante não gasta com hospedagem e alimentação. As temporadas de cruzeiros marítimos incluem Brasil, Europa, América do Norte e Caribe.  

Para auxiliar quem quer ingressar neste mercado promissor, a Open Seas está com inscrições abertas para o Curso Básico de Segurança de Navio, credenciado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil. O objetivo do curso é preparar o futuro profissional de bordo de navios de passageiros, capacitando-o a lidar com situações de emergência, bem como tomar conhecimento da estrutura e organização de uma embarcação. O aprendizado é aceito em qualquer Companhia de Cruzeiro, dentro ou fora do Brasil. O curso possui carga horária de 34 horas, dividido em 6 disciplinas, com aulas práticas e teóricas. Primeiros socorros elementares, prevenção e combate ao incêndio, segurança pessoal, responsabilidade social e técnicas de sobrevivência pessoal são algumas das disciplinas oferecidas no curso.   

A Open Seas é a única empresa gaúcha habilitada para esse tipo de atividade. O aluno ganha o certificado depois de 10 dias, já podendo ingressar imediatamente no mercado de trabalho marítimo. O curso tem validade por cinco anos. Mais informações em  www.openseasbrazil.com  

Fonte: Jornal Agora (RS)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios