Hamburg Süd - Armador publica relatório de responsabilidade

O Grupo Hamburg Süd publicou seu primeiro relatório de responsabilidade. Denominado “Fazemos disso o nosso negócio”, o material documenta não só aspectos ambientais, mas também a responsabilidade social nas atividades das empresas. Ao mesmo tempo, o documento apresenta de forma detalhada as medidas reais em que estão inseridas a Hamburg Süd e a Aliança em termos de responsabilidade. “Levamos em conta a proteção dos recursos naturais em cada decisão empresarial e organizacional que fazemos. Assim, o nosso sistema de controle ambiental, iniciado em 2010, tem como objetivo a contínua redução do impacto ambiental, tanto no mar como em terra”, diz o presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd, Ottmar Gast.

A companhia destaca que o elemento central do sistema de controle ambiental é um balanço input-output para o qual vários departamentos na sede da empresa e 80 escritórios locais da Hamburg Süd espalhados ao redor do mundo fornecem dados ambientais. “Isso permite ver exatamente o que entra na companhia em termos de energia e matéria-prima, e que posteriormente sai na forma de emissões e água residuais. Responsabilidade de verdade requer transparência”, ressalta Gast.

No contexto das medidas de proteção ambiental, o Grupo Hamburg Süd fixou metas reais e interligadas. Assim, até 2020 a empresa pretende reduzir as emissões de CO2 dos navios porta-contêineres próprios e afretados por unidade de capacidade de transporte (TEU/km) em 26% em comparação com os níveis de 2009. Uma das metas é a de aumentar em 80% o uso de bambu nos pisos dos contêineres para transporte de carga seca até 2015. Em paralelo — também em 2015 —, o consumo de energia dos atuais contêineres refrigerados deve ser reduzido em 15% e dos novos modelos em não menos de 20% com base em 2010.

PUBLICIDADE

MCI


Além disso, em cooperação com o Germanischer Lloyd, o grupo lançou com sucesso, em 2011, o projeto GL Emission Manager. A partir deste ano, gradualmente adotará nos navios próprios e afretados o correspondente software. O Emission Manager permite, pela primeira vez, a coleta de todos os dados relacionados com o meio ambiente em uma ferramenta — e, portanto, a avaliação do desempenho ambiental de um único navio ou da frota em uma confiável base de dados, detalhadamente.

No relatório de responsabilidade, a Hamburg Süd também apresenta avanços nas áreas de tecnologia e operação dos navios. Isso inclui, por exemplo, os seis navios da classe Cap San, que permitem significativa economia de combustível graças a um melhor desenho do casco. Os navios, que têm capacidade para 9,6 mil TEUs, são os maiores do grupo até o momento, e devem ser entregues entre maio deste ano e janeiro de 2014. Além disso, a empresa está usando o Becker Twisted Fin em seus navios de contêineres desde o começo do ano. O estabilizador é uma construção de aço que se localiza em frente da hélice nos navios da classe Santa que, em parte, anula o efeito negativo da turbulência da hélice, produzindo uma economia de energia de até 4%.

As questões de compromisso social e na sociedade também são pilares importantes do relatório de responsabilidade. A empresa documenta essa responsabilidade através de um portfólio de opções de treinamento e formação adaptado às diferentes necessidades em terra e no mar. Ao mesmo tempo, o relatório aponta os diversos benefícios que a Hamburg Süd oferece para o melhor equilíbrio entre trabalho e vida. Assim, o grupo tem feito uma importante contribuição tanto para o bem-estar dos colaboradores como para a competitividade em longo prazo da companhia.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios