A Log-In informa que já removeu 26 metros cúbicos de material das praias da região de Santos. Foi concluída a limpeza das praias de Paranapuã e da Fortaleza. Nesta última, além da limpeza foram retiradas as partes de um contêiner que estavam nas pedras.
O trabalho de limpeza vem sendo feito desde 12 de agosto em diversas localidades e os resíduos recolhidos serão destinados por empresas credenciadas junto aos órgãos competentes.
PUBLICIDADE
O trabalho marítimo segue em curso para localização dos contêineres e desde seu início já envolveu quatro embarcações, um helicóptero e mapeamento do fundo do mar, realizado por tecnologia side scan. Até o momento já foram escaneados 36 quilômetros quadrados e a operação prossegue.
A equipe envolvida em trabalhos em diversas frentes conta com mais de 50 pessoas dedicadas à operação.
Está confirmado que, entre os contêineres que caíram no mar, não há nenhuma carga declarada como perigosa de acordo com os critérios da IMO (Organização Marítima Internacional), isto é, que possa ameaçar o meio ambiente ou a saúde pública.
A companhia já enviou relatórios para as seguintes autoridades: CETESB, Ibama, CODESP, Capitania dos Portos, Polícia Federal e Secretaria de Meio Ambiente de Santos.
O navio Log-In Pantanal está atracado em local seguro para garantir a segurança do meio ambiente e material a bordo. Ontem (17) foi iniciado o trabalho de remoção dos contêineres que ainda estão no navio. Especialistas norte-americanos contratados pelo P&I Club (Protection and Indemnity) estão avaliando as condições da embarcação e das cargas.
A Log-In vem atuando com cinco empresas especializadas contratadas. São elas: Global Diving & Salvage Inc., especializada em operações de salvatagem e resgates em alto mar; Atlântico para realizar buscas e resgate de contêineres no mar; Hidroclean para realizar vistorias e recolher os resíduos provenientes dos contêineres que alcançaram a costa litorânea; e a Hidrotop para realizar o mapeamento do fundo do mar por levantamento sonográfico (side scan).
A Log-In está em contato com as autoridades locais para sanar quaisquer dúvidas e não está medindo esforços para alcançar a mais rápida solução deste incidente.