O presidente Luís Inácio Lula da Silva marcou para o próximo dia 30 a inauguração das eclusas do rio Tocantins. As obras permitem corrigir o desnível criado pela hidrelétrica de Tucuruí e devolve a navegabilidade entre os rios Tocantins e Araguaia. O projeto teve início na década de 1980, mas só agora foi concluído.
A hidrovia Araguaia-Tocantins vai facilitar o escoamento da produção no estado e deve atender principalmente ao distrito industrial de Marabá, no Sudeste do Pará, ainda em fase de construção. As eclusas permitem o deslocamento de barcos de grande porte em trechos até então considerados intrafegáveis no rio Tocantins.
A inauguração das eclusas estava agendada para o início deste mês, mas precisou ser adiada em decorrência de outros compromissos do presidente Lula. Caso a cerimônia ocorra de fato no dia 30, Lula estará cumprindo uma das obras mais prometidas e adiadas do estado, que fez parte inclusive de sua plataforma de campanha ainda nas eleições de 2002.
Fonte: iG Pará/Pollyanna Bastos
PUBLICIDADE