Maersk e The Ocean Cleanup ampliam colaboração para remover plásticos dos oceanos

As entidades vão validar um sistema que permite captar no mar quantidades significativas de resíduos

The Ocean Cleanup é um projeto internacional sem fins lucrativos com a missão de livrar os oceanos do mundo do plástico. Desde 2018, diferentes tecnologias foram testadas com o apoio da Maersk Supply Service e das atividades logísticas e marítimas da Maersk. Nesse sentido, a The Ocean Cleanup já estabeleceu com sucesso um sistema que pode capturar consistentemente quantidades significativas de plásticos oceânicos.

O próximo passo da The Ocean Cleanup é validar o sistema do ponto de vista ecológico e de engenharia, o que lhe permitirá demonstrar aos governos, instituições e outros financiadores que existe uma tecnologia viável para limpar os plásticos dos oceanos.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Para este fim, a Maersk Supply Service, a Maersk e a The Ocean Cleanup ampliaram a colaboração para completar a validação do sistema. Os dois primeiros darão suporte ao programa, que inclui gerenciamento de projetos, operação de duas embarcações da Maersk Supply Service que rebocarão o sistema, além de serviços logísticos de coleta e transporte de resíduos para reciclagem. Ao mesmo tempo, a Fundação AP Moller fornecerá uma doação para a The Ocean Cleanup.

A validação do sistema está prevista para ser concluída até ao final de 2024 e incluirá um estudo ambiental sobre o impacto da poluição plástica nas emissões de gases com efeito de estufa dos navios envolvidos. Assim que a tecnologia e o sistema forem validados, a The Ocean Cleanup acredita que será capaz de reunir o apoio do público, governos e outras fundações para expandir significativamente a operação a partir de 2025.

“A Maersk Supply Service e a AP Moller - Maersk foram fundamentais na jornada desde o conceito inicial até um sistema operacional na Grande Mancha de Lixo do Pacífico, e estou imensamente grato por seu compromisso em nos levar ao ponto em que estamos prontos” , disse Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup.

Por sua vez, Robert Uggla, CEO da AP Moller Holding e presidente da AP Moller – Maersk, comentou que “a Ocean Cleanup tem a importante missão de eliminar os plásticos dos oceanos, um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Atualmente, a poluição plástica afeta centenas de espécies marinhas e contamina a cadeia alimentar marinha com poluentes tóxicos. Com isto em mente, a Maersk Supply Service, a AP Moller - Maersk e a AP Moller Foundation decidiram estender o seu apoio à The Ocean Cleanup para finalizar e validar a sua tecnologia e sistema”.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios