Malásia recebe pela 1ª vez um navio Valemax

A Vale informou que o terminal marítimo e centro de distribuição Teluk Rubiah, na Malásia, recebeu ontem (24), pela primeira vez, um Valemax. A empresa disse que a chegada do maior navio mineraleiro do mundo representa um marco importante, pois as operações do Teluk Rubiah, que ainda está em fase de comissionamento, devem começar já no segundo semestre de 2014.

Na viagem inaugural para o país asiático, a embarcação, cujo nome é Berge Everest, foi carregada com 382,5 mil toneladas de minério de ferro. A commodity será armazenada no centro de distribuição para futuros embarques comerciais.

Foram investidos US$ 1,3 bilhão na construção do Teluk Rubiah. A embarcação faz parte da estratégia de negócios da Vale em investir principalmente em sistemas de produção e logística integrada, cujo objetivo é melhorar a capacidade da empresa em gerar soluções para os clientes na Ásia e Sudeste Asiático.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“Temos praticamente 80% dos custos associados à logística. Então falar em redução de custo e controle de custo na nossa atividade é falar em redução de custo logístico. Por essa razão, temos investido bastante na nossa estratégia de shipping de navegação, na nossa estratégia de centros de distribuição de minério”, disse em vídeo o diretor-executivo de Ferrosos e Estratégia, José Carlos Martins.

O executivo lembra que o Brasil está muito distante desses mercados de minério de ferro que se situam na Ásia. “E nossos concorrentes se encontram muito mais próximos dos mercados. Com isso, os custos deles são menores, principalmente na questão logística. Uma viagem de navio, da Austrália, por exemplo, para a China dura em torno de 10 a 12 dias. Enquanto uma viagem do Brasil à China leva de 40 a 45 dias”, assinalou.

De acordo com a empresa, as instalações do centro de distribuição são compostas de um porto de águas profundas e um pátio de estocagem, onde diferentes tipos de minério de ferro podem ser misturados e customizados de acordo com as necessidades das siderúrgicas. Quando concluída, a primeira fase da unidade da Malásia terá uma capacidade de 30 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A Vale informa ainda que até fevereiro deste ano, os navios do tipo Valemax realizaram 170 operações de descarga em 10 diferentes portos ao redor do mundo, além das duas estações de transferência de minério nas Filipinas. A companhia já exportou cerca de 56 milhões de toneladas de minério de ferro por meio desses navios. Atualmente, 30 navios Valemax (próprios e afretados) estão em operação.

(Da Redação)



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios