Marinha assina Acordo de Cooperação com a PUC-Rio

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), em parceria com a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), assinou um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A cerimônia aconteceu na manhã do dia 27 de maio, na própria universidade.

O convênio faz parte do plano da SecCTM de suprir demandas da Marinha do Brasil por conhecimentos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento de tecnologia em suas áreas de atuação. Parcerias desse tipo já foram estabelecidas entre a Secretaria e as Universidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a CPqD – Gestão de Recursos de Telecomunicações, em Campinas. "A qualidade de vida de uma nação esta relacionada à defesa e o seu fortalecimento está intensamente ligado ao conhecimento", expôs, durante a cerimônia, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior.

De acordo com o Diretor do Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Elis Treidler Öberg, a DSAM, Organização Militar que consolidou o convênio, "pretende ampliar essa relação que ocorre há tantos anos por meio do intercâmbio de conhecimentos que atendam as demandas científicas e tecnológicas de sua área".

Para o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, José Ricardo Bergmann, que no ato representou o Reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira, a celebração dessa parceria é uma satisfação para a universidade. "Esse ato revigora a tradição de parcerias entre a PUC e a Marinha do Brasil, em um momento que existe uma preocupação do País em compartilhar o conhecimento acadêmico com a sociedade".

Projetos em andamento

A assinatura do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica é a primeira etapa, que sela a troca de apoio entre as instituições. O próximo passo será a criação de acordos específicos que envolverão as áreas de interesse da Marinha e da PUC-Rio. Segundo o Vice-Decano do Centro de Ciência e Tecnologia (CTC) da PUC-Rio, Professor Luiz da Silva Mello, representando o Decano do CTC, Professor Reinaldo Campos, as áreas de excelência da universidade como as de engenharias elétrica, mecânica e civil, informática e ciências básicas têm muito a contribuir com a Defesa.

O coordenador do Grupo de Microondas do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio, Professor Marbey Mosso, explicou sobre os projetos em andamento. "Desenvolvemos um medidor instantâneo de frequência para o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e, com a DSAM, estamos incorporando elementos da nanotecnologia às estruturas radiantes para serem usados em radares". O acordo tem vigência de cinco anos e pode ser prorrogado de acordo com as necessidades dos envolvidos.

Fonte: Administradores



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios