Navegação interior é pauta de reunião entre SPH e Suprg

A direção da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) esteve reunida com parte da diretoria da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), na tarde desta terça, 24 de maio. Na pauta do encontro, foram debatidos os principais desafios para a navegação interior, os projetos em andamento e o esforço conjunto das duas instituições estaduais, para ampliarem o modal hidroviário gaúcho.

Da Superintendência de Portos e Hidrovias, estiveram o diretor de portos, Claudio Neves, o chefe da divisão do Porto de Porto Alegre, Bruno Almeida, e o chefe de divisão do Porto de Pelotas, Claudio Oliveira. Os administradores dos portos marítimos gaúchos conversaram sobre os projetos, em andamento no Estado, que servem de modelo para outros tipos de cargas, como a questão da celulose e toras de madeira. “Em breve, teremos, pela via hidroviária, a movimentação de contêineres, mostrando o potencial de nossa região”, afirma o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A reunião garante o balizamento de informações entre as autarquias que trabalham para desenvolver o sistema hidroviário.

“Desde que o governo assumiu em 2015, a Secretaria de Estado dos Transportes tem trabalhado bastante, para garantir a navegabilidade da hidrovia considerando, principalmente, o Porto do Rio Grande. Um sistema hidroviário forte garante competitividade ao nosso Estado, pois diminui os custos logísticos”, conclui Branco. O Rio Grande do Sul possui uma extensa malha hidroviária, formada por rios, lagos e lagoas navegáveis que atravessam o seu território. Existem duas grandes bacias hidrográficas que contêm os principais rios: Bacia da Lagoa dos Patos (Bacia do Sudeste) e Bacia do Rio Uruguai. A SPH, tem como responsabilidade cerca de 758 km de vias navegáveis, na Bacia do Sudeste.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Semana Verde e Dia do Desafio

A Suprg e o Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) irão participar do Dia do Desafio que será realizado nesta quarta, 25 de maio. Os funcionários foram convidados a participar às 9h, em frente ao Portão 4, do Porto Novo. Além disso, os funcionários da Superintendência estão preparando as atividades para 5ª Semana Verde que ocorrerá de 30 de maio a 03 de junho, com diversas atividades. Com o objetivo de proporcionar destaque às questões importantes sobre o cuidado e a importância do meio ambiente nas áreas portuárias, o cronograma conta com palestras e campanhas educativas.

Fonte: Jornal Agora (RS)



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios