Navio da MSC vai atracar no Ceará para a Copa

Áreas da Praia Mansa serão concedidas à iniciativa privada para o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe e a retroárea de 40 mil metros quadrados e o cais de atracação de navios de 350 metros na Praia Mansa ficam prontos em dezembro de 2013. Em seguida, serão realizadas licitações de arrendamento de áreas para a iniciativa privada gerir. Tudo para o Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, que vai trazer novas rotas de cruzeiros para o Ceará.

O primeiro navio a atracar no empreendimento de R$ 149 milhões - com recursos da Secretaria Especial dos Portos (SEP) -, será da armadora italiana MSC, vindo com passageiros dos Estados Unidos. Chegará para a Copa do Mundo de 2014, revelou o diretor presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), que gere o porto, Paulo André Holanda, que acompanhou, ontem, a programação da convenção anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad). O evento termina hoje.

O Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental e Econômica (EVTAE), realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac), está sendo desenvolvido. O documento antecipa o edital de licitação.

“Não temos áreas novas de pátio ou terminal para contêiner para arrendar, por falta de espaço”, ressaltou Paulo André, deixando claro que os novos espaços a serem cedidos a empresas serão na Praia Mansa.

A CDC está se responsabilizando pela obras pequenas de infraestrutura, como a parte de câmaras de segurança, escâneres e mobília. O Governo do Estado está participante com a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai chegar ao terminal.

Além da rota com o navio da MSC, Fortaleza poderá ser caminho também da Royal Caribbean, cujo presidente virá, em setembro, conhecer o projeto em busca de novos negócios, adiantou o diretor da CDC.

Área dos moinhos
Há duas áreas arrendadas no Porto do Mucuripe para dois grandes moinhos de trigo, M. Dias Branco e J. Macêdo. Com a proximidade do fim do contrato de arrendamento, a SEP deverá realizar novas licitações, a depender do resultado de outro EVTAE, afirmou o ministro da SEP, Leônidas Cristino. Ele palestrou ontem na feira da Abad.

“Dividimos os portos públicos em quatro lotes. Vamos iniciar o processo licitatório a partir dessa sexta ou próxima segunda feira. Arrendamento no Ceará poderão ter dois”, afirmou o Ministro, confirmando o que O POVO adiantou em matéria dia 21 de fevereiro.

Os estudos de viabilidade estão previstos para terminar em setembro. Se isso acontecer, Leônidas afirmou que dá início ao processo licitatório no porto ainda este ano nas duas áreas para movimentação de trigo.

Terceiro ano de crescimento
O Porto do Mucuripe movimentou 4,510 milhões de toneladas em 2012, consolidando o terceiro ano seguido de crescimento, informou Paulo André. O Porto do Pecém movimentou 4,150 milhões no mesmo período.


Fonte: O Povo (CE)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios