Navio Düden está no Porto do Rio Grande

O navio Düden, de bandeira turca, chegou no final da tarde de ontem ao Porto Novo do Rio Grande. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul havia emitido um "auto de apreensão" determinando um prazo de 90 dias para que o armador da embarcação tomasse providências para assumir o salvamento da embarcação e restituir à União as despesas decorrentes da intervenção da Autoridade Marítima. O navio pegou fogo em alto-mar no início da madrugada do dia 22 de novembro, quando estava a 260 quilômetros do litoral norte, na altura de Tramandaí. Um tripulante morreu - o oficial de segurança do navio - e 22 sobreviveram.
Os sobreviventes foram resgatados pela fragata Bosisio, da Marinha do Brasil, e trazidos para Rio Grande, onde desembarcaram no dia 24 de novembro. A embarcação turca, que teve a parte habitável consumida pelo fogo, inicialmente ficou à deriva, com acompanhamento de um navio da Marinha. Nos últimos dias, o Rebocador de Alto-mar Tritão ficou nas imediações da área em que o Düden estava fundeado. Conforme a Capitania dos Portos, desde o incêndio, o navio ficou ancorado a 115 milhas (212kms) do Rio Grande e a 12 milhas (22kms) da praia, abaixo de Tramandaí.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. No inquérito administrativo que busca apurar o que originou o fogo no navio turco, a Capitania ouviu tripulantes da embarcação e eles não sabem dizer onde começou o incêndio. Perícia realizada por técnicos da Capitania também não encontrou indícios reveladores. Outras perícias deverão ser realizadas na embarcação. A sala de máquinas e os tanques ficaram intactos, não havendo risco ambiental, segundo o Comando do 5º Distrito Naval.

 

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios