Principal canal do Rio Paraná obstruído após navio encalhar

Um navio transportador de trigo que encalhou perto do principal canal do rio Paraná ha dias foi libertado, mas a hidrovia permanece fechada enquanto são feitas verificações, informou a Prefeitura Naval Argentina nesta terça-feira.

A Prefeitura Naval Argentina (PNA) e uma autoridade portuária local disseram que a rota principal perto da área de San Nicolás permanecia totalmente fechada enquanto as autoridades realizavam estudos no leito do rio depois que o navio foi libertado na noite de segunda-feira.

Os navios não podem chegar ou sair do centro portuário agrícola interior de Rosário, de onde a maior parte da soja, do milho e do trigo do país flui para o mar e para todo o mundo. Um serviço de batimetria em execução revelará se será necessário dragar o local do encalhe.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A embarcação encalhou em 17 de fevereiro e estava carregada, navegando com um calado de 10,23 metros, transportando 31.121 toneladas métricas de trigo, disse a operadora Inchcape Shipping em um aviso.

A Inchcape Shipping informa que o navio "Clara Insignia", registrado nas Ilhas Marshall, operou no Porto de San Lorenzo, na Argentina, e se dirigia para Bahia Blanca, onde deveria continuar o carregamento antes de partir para o Peru.

Atualmente, há um tráfego menor de embarcações pelo rio Paraná, já que o transporte de soja e milho, as duas principais culturas da Argentina, começa principalmente por volta de abril.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios