Seca pode tornar o Rio Reno não navegável para embarcações comerciais e afetar a economia da Europa

As fortes ondas de calor que atingem a Europa nos últimos meses podem tornar o Rio Reno - importante ligação fluvial para países como Alemanha, Suíça e Holanda - economicamente inviável, com o baixo volume de água inviabilizando a navegação de diversas embarcações comerciais.
A situação está crítica em Kaub, ao oeste de Frankfurt, onde a profundidade do rio está crítica e deve atingir 40 centímetros no dia 12 de agosto, segundo a Administração Federal de Hidrovias e Transportes da Alemanha.

Nesse nível, a maioria das embarcações que transportam mercadorias são incapazes de transitar pelo rio.

A previsão é que o nível continue caindo e atinja 37 centímetros nos próximos dias
Embora algumas embarcações de águas rasas ainda possam navegar pelo Reno em Kaub, a queda do nível da água é mais um sinal dos impactos econômicos da crise climática na região.
O Rio Reno serpenteia cerca de 1,3 mil quilômetros desde sua nascente nos Alpes suíços, passando por algumas das zonas industriais mais importantes da Europa antes de desaguar no Mar do Norte, perto de Roterdã.
Empresas do setor químico como a BASF SE e a siderúrgica Thyssenkrupp AG dependem do rio para abastecer suas principais unidades industriais com combustíveis e matérias-primas.

PUBLICIDADE

MCI


Volume de neve abaixo da média no inverno passado e o desgaste glacial contínuo significam que o volume de água da hidrovia provavelmente cairá para níveis críticos, de acordo com o serviço meteorológico federal da Suíça.
O nível de água medido não é a profundidade real do rio, mas sim um marcador de navegabilidade. As navegações pelo Reno já foram prejudicadas por semanas, com a falta de água limitando a quantidade de barcaças que podem atravessar a hidrovia.
Embora as empresas ainda possam abastecer fábricas e usinas de energia por vias terrestres ou férreas, esses modos de transporte são significativamente mais caros, diminuindo as margens de lucro das empresas.
Atualmente, a profundidade do rio é de 171 centímetros. É considerada antieconômica a navegação no local quando a profundidade chega a menos de 150 centímetros.
Fonte: Valor



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios