Tonelagem cresce em 2021 no Canal do Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá relata um ano forte, com aumentos na tonelagem dos navios que cruzaram a hidrovia no ano fiscal de 2021, que acabou de ser concluído. Refletindo a tendência das empresas de navegação, que buscam usar navios de grande porte, o número de travessias, no entanto, permaneceu estável em relação ao ano anterior.

Para o ano todo, o Canal do Panamá está relatando uma tonelagem anual recorde de 516,7 milhões de toneladas, um aumento de 8,7% em relação a 2020 e de 10% em relação a 2019.

Várias medidas foram tomadas para acomodar o movimento da indústria marítima em direção a navios maiores e ajudar o canal a alcançar um aumento na passagem de Neopanamax. O Canal do Panamá aumentou o comprimento máximo permitido para os navios que transitam nas eclusas, o que foi possível devido à experiência na operação do canal expandido. A hidrovia também passou a oferecer calado de 50 pés, o nível mais alto permitido nas eclusas de Neopanamax.

PUBLICIDADE

MCI


Um total de 13.342 navios usaram o canal em 2021, com transportadores de GNL e GLP liderando o crescimento em número e tonelagem total. Há um declínio de quase 7% nos navios de produtos químicos. Os cruzeiros estiveram ausentes devido à pandemia.

Temperaturas recordes no inverno e o forte crescimento da indústria de gás dos EUA ao longo do Golfo do México e da Costa Leste dos EUA ajudaram a impulsionar os 30% na tonelagem e 28% no trânsito de gaseiros.

O aumento na atividade de porta-contêineres relatado em todo o mundo, no entanto, não resultou em um aumento nos trânsitos no Canal do Panamá. Foram registrados mais 2%, embora a tonelagem para a categoria tenha subido quase 11% no ano.

Embora a Autoridade do Canal do Panamá destaque o bom desempenho, busca medidas para apoiar o crescimento do tráfego. Entre os esforços que devem ser aprovados nas próximas semanas estão propostas de modificações nos pedágios, notadamente quanto aos navios de cruzeiro.

Os resultados vieram no momento em que o Canal do Panamá completou 107 anos em agosto. Este ano também marcou cinco anos desde a abertura das eclusas Neopanamax.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios