Tráfego de navios na Europa emite 140 milhões de toneladas de CO2

De acordo com a EMSA, a Agência Europeia de Segurança Marítima, o tráfego de navios na Europa emite 140 milhões de toneladas de CO2 por ano, quase um quinto das emissões marítimas globais de gases de efeito estufa. “Apesar do fato de que o setor de transporte marítimo melhorou sua pegada ambiental nos últimos anos, grandes desafios permanecem para a descarbonização”, disse Adina Vãlean, a comissária de Transporte da UE.

O SMM Maritime Industry Report (MIR), uma ampla pesquisa entre os tomadores de decisão nos segmentos de transporte marítimo, construção naval e abastecimento, indica que 70% dos armadores participantes do estudo disseram que pretendem investir em suas frotas nos próximos dois anos para reduzir as emissões.

85% dos tomadores de decisão em estaleiros e empresas de fornecimento que responderam à pesquisa veem a proteção ambiental e a sustentabilidade no topo da agenda marítima nos próximos anos.

PUBLICIDADE

Incatep


Uma questão chave ainda não foi respondida: GNL, tecnologias híbridas, biocombustíveis, baterias, hidrogênio ou amônia - qual será a tecnologia de propulsão vencedora? A incerteza está refletida no SMM MIR, o que também indica uma mudança cautelosa de foco. O gás natural liquefeito (GNL), há muito preferido como combustível de transição, perdeu algum apoio entre os armadores: apenas 35% optariam por navios movidos a GNL hoje, em comparação com 45% em 2019.

Por outro lado, 60% dos estaleiros que responderam à pesquisa esperam alta demanda por embarcações movidas a GNL, uma avaliação apoiada por uma série de pedidos de construção novos recebidos de empresas como a Hapag-Lloyd. Soluções híbridas — como combinações de combustíveis fósseis com tecnologia de bateria — são consideradas promissoras pelos estaleiros. 56% deles expressaram uma forte crença nessas soluções (em comparação com 44% dos fornecedores e 32% dos armadores).

A Maersk adotou uma estratégia diferente. A líder global no mercado de transporte marítimo de contêineres encomendou recentemente oito navios de grande porte (16.000 TEUs) usando metanol como combustível. “Nesse cenário, a energia renovável é usada para produzir hidrogênio, que depois é convertido em metanol, um álcool que pode ser usado quase como o diesel. É até possível converter nossos navios mais antigos em metanol ”, disse o CEO da Maersk, Søren Skou. A Maersk espera reduzir suas emissões de CO2 em um milhão de toneladas por ano.

O líder de mercado aspira ser neutro em carbono até 2050, uma meta muito mais ambiciosa do que a proclamada pela Organização Marítima Internacional (IMO).

Outra virada de jogo em potencial para a indústria é a amônia: ela não apenas queima sem emitir CO2, semelhante ao hidrogênio, mas também apresenta densidade de energia mais alta e é mais fácil de armazenar. Fortes argumentos a favor desse combustível, afirma o armador Alfred Hartmann, presidente da Associação de Armadores Alemães (VDR).

Sua empresa de petroleiros uniu forças com o fabricante de motores MAN Energy Solutions e o especialista em amônia OCI para construir em conjunto uma cadeia de valor do gás NH3 marítimo. Os novos tanques da empresa transportam amônia e a usam como combustível: “Temos uma forte opinião sobre os benefícios ambientais potenciais dos navios movidos a amônia”, diz Hartmann. 40% dos gerentes de armadores participantes da pesquisa concordam, de acordo com o SMM MIR.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios