Vale adota energia eólica no maior transportador de minério do mundo

O acordo com o armador omanense Asyad inclui a instalação de tecnologia de velas rotativas que tornará o Valemax o maior navio do mundo com sistema de propulsão eólica

A Vale assinou contrato com o armador de Omã Asyad para instalação de velas rotativas em um Valemax, o maior transportador de minério do mundo, com 362 metros de comprimento, 65 metros de largura e capacidade para transportar até 400 mil toneladas de carga. Essa tecnologia, desenvolvida pela fabricante britânica Anemoi, utiliza a propulsão eólica para proporcionar ganhos de eficiência energética e redução de emissões. As obras de adaptação do navio "Sohar Max" deverão ser concluídas no segundo trimestre de 2024, quando terão início os testes.

Os cinco rotores cilíndricos do Valemax terão cerca de 35 metros de altura e cinco metros de diâmetro. Isso é o dobro da área de vento das velas utilizadas nos navios Guaibamax (que tem capacidade de 325 mil toneladas), permitindo ganhos de eficiência de até 6% e redução de emissões equivalentes de CO2 em até três mil toneladas por navio por ano.

PUBLICIDADE

MCI


O acordo para instalação de velas rotativas no "Sohar Max" é o sexto e último acordo planejado com a Asyad para pilotar tecnologias inovadoras em quatro navios fretados pela Vale. Projetos anteriores incluíram o uso de tinta de silicone para reduzir a resistência, a instalação de inversores de frequência para reduzir o consumo de energia elétrica e o uso de dispositivos hidrodinâmicos para melhorar a propulsão. Sistemas de coleta de dados em tempo real foram instalados em todos os navios para monitorar essas tecnologias. Essas ações de incorporação de tecnologias de ponta à navegação fazem parte do programa Ecoshipping, uma iniciativa de P&D criada pela área de navegação da Vale para atender ao desafio da empresa de reduzir suas emissões de carbono, em linha com as ambições definidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). .

“A energia eólica terá papel central em nossa estratégia de descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro”, afirma o gerente técnico de Navegação da Vale, Rodrigo Bermelho. “Além disso, todos esses projetos piloto de Ecoshipping produzirão informações valiosas para a próxima geração de navios Guaibamax.”

Como funcionam

Rotores cilíndricos giram para criar uma diferença de pressão a fim de mover o navio para frente, com base em um fenômeno conhecido como Efeito Magnus. A utilização desta tecnologia oferece a possibilidade de reduzir a potência e o consumo de energia do motor principal do navio quando as condições de vento são favoráveis, economizando combustível e mantendo a velocidade e o tempo de viagem.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios