Vale e Kongsberg Digital unem forças para reduzir emissões

Depois de implementar a tecnologia Vessel Insight do navio para a nuvem para os graneleiros Guaibamax em 2020, a Vale assinou contrato com a Kongsberg Digital para instalar o Vessel Insight em quatro navios Valemax

Nos últimos anos, a Vale investiu fortemente em tecnologia para desenvolver embarcações mais eficientes, como as classes cargueiras Valemax e Guaibamax. Esses navios são considerados os maiores e mais eficientes transportadores de minério do mundo, pois emitem até 41% menos gases de efeito estufa e transportam 2,3 vezes mais do que o Capesize, o cargueiro padrão. Um dos objetivos ao desenvolver essas embarcações era investir em tecnologias inovadoras para torná-las mais ecológicas.

Para atingir esses objetivos, a Vale assinou recentemente um acordo com a Kongsberg Digital para implementar o Vessel Insight Connect nos graneleiros Valemax, que são afretados a longo prazo e de propriedade da Asyad Shipping. O Vessel Insight da Kongsberg Digital fornece acesso instantâneo e fácil à visão geral da frota, painéis específicos da embarcação e ferramentas de análise. A infraestrutura de dados do navio para a nuvem captura e agrega dados de qualidade de maneira econômica e segura.

PUBLICIDADE

Incatep


Espera-se que a Vale use os dados coletados do Vessel Insight Connect para verificar e confirmar a economia de combustível e emissões como parte de seu programa Ecoshipping. O programa foi desenvolvido pela Vale para fomentar a adoção de novas tecnologias pela indústria marítima com o objetivo de reduzir as emissões de carbono do transporte marítimo. As duas primeiras embarcações Guaibamax cobertas pelo Vessel Insight apresentavam velas de rotor assistidas pelo vento e tecnologia de lubrificação a ar, que usa uma camada de bolhas de ar sob o casco para aumentar a eficiência hidrodinâmica. Agora, os quatro navios Valemax estão testando uma nova tecnologia de eficiência de combustível.

“O investimento da Vale em tecnologia de navegação sustentável, incluindo os eficientes graneleiros Valemax e Guaibamax, a posiciona como líder na condução de soluções sustentáveis no setor. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Vale e fornecer a ela nossa infraestrutura de embarcação para nuvem para ajudar a monitorar a economia de combustível e emissões e apoiar seus esforços para reduzir sua pegada de carbono. Juntos, estamos trabalhando para um futuro mais sustentável para o transporte marítimo”, diz Christopher Bergsager, VP growth digital Ocean da Kongsberg Digital.

“A Vale transporta minério de ferro nos navios mais eficientes do mundo, mas acreditamos que ainda há ganhos de eficiência energética a serem capturados para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. A análise de dados é fundamental para medir o desempenho das novas tecnologias e tomar decisões estratégicas baseadas em evidências. Este projeto pioneiro mostra nosso compromisso em apoiar a indústria naval no cumprimento das ambições da Organização Marítima Internacional (IMO)”, afirma Rodrigo Bermelho, gerente técnico de Navegação da Vale.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios