ANP divulga dados nacionais consolidados do setor regulado no ano de 2021

A ANP publicou nesta quinta-feira (30) informações consolidadas da evolução do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil em 2021. Foram realizadas duas rodadas de licitações de áreas para exploração e produção: a 17ª Rodada no modelo de concessão e a 2ª Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa sob o regime de Partilha de Produção.

A produção nacional de petróleo em 2021 atingiu 2,9 milhões de barris/dia. Considerando apenas o que foi produzido no pré-sal, a média foi de 2,1 milhões de barris/dia no ano, o que correspondeu a cerca de 74% da produção do país. Já a produção de gás natural atingiu 133,8 milhões de m3/dia, sendo que a produção de gás no pré-sal correspondeu a 67,5% do total. As exportações de petróleo alcançaram o valor de 1,2 milhão de barris/dia, enquanto as importações de petróleo alcançaram 163,2 mil barris/dia.

No setor de biocombustíveis, a produção de biodiesel foi de 6,5 bilhões de litros e a de etanol atingiu a marca de 30 bilhões de litros. A produção nacional de derivados atingiu 2 milhões de barris/dia. Já as vendas de derivados de petróleo pelas distribuidoras registraram 122,7 bilhões de litros.

PUBLICIDADE

MCI


Em 2021, o volume de obrigações da cláusula dos contratos de concessão, partilha e cessão onerosa relativa aos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) foi de R$ 3 bilhões. Já o montante gerado de participações governamentais atingiu R$ 77,9 bilhões.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios