Equinor e parceiros anunciam decisão final de investimento para o BM-C-33

A Equinor (operadora), Repsol Sinopec Brasil e Petrobras tomaram a decisão final de investimento para o desenvolvimento do projeto BM-C-33. O investimento é de aproximadamente US$ 9 bilhões.

Localizado na Bacia de Campos, o BM-C-33 compreende três descobertas diferentes no pré-sal – Pão de Açúcar, Gávea e Seat – contendo reservas recuperáveis de gás natural e óleo/condensado de mais de um bilhão de barris de óleo equivalente.

O conceito selecionado para o BM-C-33 é baseado em um FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento, Produção e Transferência), capaz de processar gás e óleo/condensado e especificá-los para comercialização sem a necessidade de processamento onshore.

PUBLICIDADE

MCI


A capacidade de produção do FPSO é de 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com uma vazão média de escoamento esperada de 14 milhões de metros cúbicos por dia. O início da produção é previsto para 2028.

“A decisão final de investimento do BM-C-33 é um importante marco para os parceiros e para a Equinor. Junto com os parceiros e fornecedores, nós desenvolvemos um projeto relevante, que vai fornecer energia para a crescente demanda energética do Brasil, além de gerar valor para os investidores e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento industrial local. O Brasil é uma das áreas prioritárias para a Equinor e o investimento no BM-C-33 enfatiza a importância estratégica do nosso portfólio no país”, afirma Geir Tungesvik, vice-presidente Executivo de Projetos, Perfuração & Procurement.

“O BM-C-33 é um dos principais projetos do país a fornecer novos volumes de gás, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento do mercado doméstico de gás. O gás escoado poderá representar 15% do total da demanda brasileira de gás no início da produção. Este desenvolvimento vai contribuir para a segurança energética e desenvolvimento econômico do país, criando novas oportunidades de trabalho locais”, declara Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.

Tecnologia e iniciativas de baixo carbono

O BM-C-33 será o segundo FPSO da Equinor no Brasil a utilizar turbinas de gás de ciclo combinado, reduzindo significativamente as emissões de carbono do campo.

A tecnologia também será aplicada em Bacalhau, na Bacia de Santos, e combinará turbinas a gás com turbinas a vapor para aproveitar o excesso de calor que, de outra maneira, seria perdido. Ao implementar essa tecnologia, a intensidade média de CO2 do BM-C-33 durante a vida útil do campo será menor do que 6 kg por barril de óleo equivalente.

O BM-C-33 será o primeiro projeto no Brasil a processar gás offshore e entregá-lo diretamente à rede nacional, sem a necessidade de processamento em terra. O gás especificado para comercialização será escoado por meio de um gasoduto offshore de 200 km, saindo do FPSO em direção a Cabiúnas, na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Os líquidos serão escoados por meio de navios aliviadores.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios