Petrobras adota política de diversidade, equidade e inclusão

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou na quinta-feira (21) Política de Diversidade, Equidade e Inclusão da companhis. O documento traz um conjunto de princípios e diretrizes que devem apoiar e direcionar o processo decisório e guiar comportamentos em todo o sistema Petrobras.

Entre os avanços previstos está a realização de ações afirmativas voltadas para grupos sub-representados e o estabelecimento de metas e indicadores. Há previsão de considerar a pauta da diversidade junto a fornecedores e demais organizações que lidam com a Petrobras.

A Política trata também da criação de comitês e grupos de afinidade; a promoção da acessibilidade; o combate de forma veemente e eficaz à discriminação e ao assédio; ações de disseminação e educação, entre outros pontos.

PUBLICIDADE

MCI


“O momento é considerado histórico para o Sistema Petrobras, que dá mais um passo para se tornar referência nesses temas. A aprovação dessa política ratifica a nossa busca incessante por um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todas as pessoas”, disse o presidente da companhia, Jean Paul Prates.

A nova política dá respaldo institucional e fortalece ações práticas, muitas delas já em curso. Até o fim deste ano, a empresa abrirá público com 458 vagas de nível técnico. 20% delas serão reservadas a pessoas com deficiência (PCD), acima do mínimo dos 5% determinados pela legislação. Também haverá reserva de 20% das vagas para pessoas negras, conforme requisito legal.

Ao longo dos últimos 12 meses, a Petrobras contratou mais de 100 pessoas com deficiência. Em abril, a Diretoria Executiva aprovou um projeto piloto de teletrabalho integral para pessoas com deficiência, que permite um melhor equacionamento das demandas profissionais e de saúde destes trabalhadores.

Entre as iniciativas voltadas para grupos sub-representados, destacam-se o Plano de Equidade de Gênero, incluindo um Programa de Mentoria para Liderança Feminina.

Recentemente foi realizado um grupo de trabalho sobre Equidade Racial, cujos estudos balizarão as próximas ações voltadas para pessoas pretas e pardas. Há também todo um trabalho voltado para o grupo LGBTQIA+, com nome social e celebração de datas importantes, entre outras ações.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios