A comissão de avaliação composta por representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da indústria finalizou a análise das propostas submetidas à primeira edição do 'NAVE' — programa ANP de Empreendedorismo voltado para startups. Das 331 inscrições recebidas, 261 foram validadas, abrangendo 204 empresas distribuídas por 18 estados em todas as regiões do Brasil. No total, 85% dos desafios — 57 de 67 — receberam propostas.
O NAVE visa fomentar startups, novos modelos de negócios, inovação no setor energético, incentivar a cadeia fornecedora, promover a cooperação entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e startups e desenvolver tecnologias em áreas prioritárias. Participam desta edição Petrogal Brasil, TotalEnergies, CNPC, Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras, com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) como gestor administrativo e financeiro.
PUBLICIDADE
O programa conta com recursos financeiros oriundos de empresas de energia, conforme a cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) presente nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural no país, que exige a aplicação de um percentual da receita bruta de campos de grande produção em PD&I. As notas das startups participantes estão disponíveis no site da ANP, e as empresas têm um prazo de 20 dias corridos para interpor recursos. O resultado final será divulgado em maio de 2025.