A colisão entre uma carreta e um caminhão provocou o derramamento de pelo menos 20 mil litros de álcool hidratado no acesso à Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos, litoral de São Paulo, na noite de sexta-feira (9). O acidente não deixou feridos, mas bloqueou acesso aos terminais químicos localizados naquela região e mobilizou equipes de emergência.
Segundo informações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a colisão provocou o rompimento dos tanques transportados por um dos caminhões bi trem. Os motoristas não se feriram. O compartimento é capaz de armazenar mais de 30 mil litros do produto, mas o vazamento foi contido antes dele esvaziar.
PUBLICIDADE
De acordo com a Prefeitura de Santos, não houve incêndio e os bombeiros realizaram um procedimento para que não houvesse combustão. O vazamento foi contido, o Plano de Ajuda Mútua do Porto foi acionado e a Codesp coordenou as ações. Uma espuma foi jogada no álcool que vazou para evitar incêndio na área e o restante do produto armazenado no tanque do caminhão foi transferido para outro veículo semelhante. Técnicos da Defesa Civil de Santos auxiliaram na ocorrência.
O acesso à ilha, na margem esquerda, foi fechado por medida de segurança e as equipes da Polícia Militar Rodoviária (PMR) orientaram o trânsito na Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também atenderam a ocorrência e monitoraram a retirada do inflamável do local.
Fonte: G1