Alfredo assume culpa por atraso em obras de portos no Amazonas

Ministro dos Transportes informou que pretende retomar todos os portos construídos pelo governo do Estado, através de convênios. Segundo o ministro foram assinados 26 convênios no total.

Alfredo Nascimento também disse que o ministério assumirá obras atrasadas de portos. Foto: Arlesson Sicsú Alfredo Nascimento também disse que o ministério assumirá obras atrasadas de portos.

Manaus - O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), disse ontem que é dele a culpa pelo atraso das obras de construção de portos no Amazonas, em convênio com o governo do Estado.

A afirmação foi feita durante a abertura do Ciclo de Gestão do Plano Plurianual 2012/2015, organizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e que contou com a presença de diversos representantes do governo federal.

Alfredo afirmou que errou ao repassar para o governo do Estado a responsabilidade pelas obras dos portos e que isso aconteceu porque pensou que dessa maneira as obras ocorreriam de forma mais rápida. “Não adianta eu querer culpar essa ou aquela pessoa, essa ou aquela instituição. A culpa foi minha, eu não fiz delegação de competência para executar obras País a fora. Eu achei que fazendo isso aqui no Amazonas nós teríamos respostas mais rápidas. O que não aconteceu”. 

Segundo o ministro, medidas já estão sendo tomadas para corrigir os problemas ocorridos no setor hidroviário do Amazonas. Alfredo informou que o ministério pretende retomar todos os portos construídos pelo governo do Estado, através de convênios. Segundo o ministro foram assinados 26 convênios no total.

De acordo com ele, nos próximos 90 dias, uma equipe montada pelo ministério deve retomar a administração dos portos de Manaus, Coari, Tabatinga e Itacoatiara.

Alfredo afirmou que até dezembro de 2013 pretende entregar o porto de Manaus revitalizado para que seja utilizado durante a Copa do Mundo de 2014. Além da revitalização, o ministro informou ainda que Manaus deve ganhar nos próximos anos mais dois portos. Um na Manaus Moderna, para atender embarcações regionais e um outro, que será administrado pela iniciativa privada, no Distrito Industrial.

Ele anunciou que a partir de 2012 iniciarão as construções de pelo menos nove corredores hidroviários em todo o País. No Amazonas deverá ser construída a hidrovia Solimões, Madeira, Amazonas. Para o projeto dos corredores serão destinados cerca de

R$ 460 milhões ao ano. A finalização da BR3-19 também foi prometida. “Os estudos ambientais da BR-319 estão sendo refeitos e eu pretendo até o final de 2011 receber o licenciamento”, disse.

O ministro falou ainda sobre as eleições para a Prefeitura de Manaus em 2012. Ele fez questão de dizer que não será candidato a prefeito, mas confirmou o interesse do Partido da República (PR), do qual é presidente nacional, em participar do processo eleitoral.

Alfredo Nascimento, que esteve reunido com o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), antes do evento, não quis falar sobre um possível apoio a Amazonino, afirmando ser cedo para tratar do tema, mas declarou aos convidados de outros Estados, em seu discurso de abertura do debate, ter sido uma honra ter começado sua vida pública ao lado do hoje prefeito de Manaus. Amazonino também se negou a falar sobre eleições.

Fonte: portal@d24am.com/Martha Bernardo

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios