Alfredo critica Governo do Estado do Amazonas pela execução das obras dos portos

O discurso de Alfredo Nascimento foi feito durante reunião regional do Plano Plurianual Federal, idealizada para discutir programas e projetos do governo federal no Norte do País no período 2012-2015. Nos últimos três anos, pelo menos cinco terminais hidroviários no interior do Amazonas apresentaram problemas.

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), durante segunda missão oficial no Estado, aproveitou a visita para criticar o Governo do Estado e prefeituras do interior ao anunciar que o Governo Federal pretende concluir, nos próximos quatro anos, a implantação dos terminais hidroviários e fazer a correção das ações iniciadas por intermédio de convênios, “cuja execução tem deixado muito a desejar”.

Nos últimos três anos, pelo menos cinco terminais hidroviários no interior do Amazonas apresentaram problemas.

O discurso de Alfredo Nascimento foi feito durante reunião regional do Plano Plurianual Federal, idealizada para discutir programas e projetos do governo federal no Norte do País no período 2012-2015. A reunião aconteceu ontem, segunda-feira (06/06) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus.

Durante reunião, Alfredo anunciou investimentos que preveem desembolso superior a R$ 10 bilhões nos próximos quatro anos para a Região Norte do País.

Na reunião Alfredo disse ainda que no Amazonas serão iniciadas obras do trecho central da BR 319, cujo licenciamento ambiental está em fase final de formulação. “Atendendo às novas exigências do Ministério do Meio Ambiente, eu determinei a repetição dos estudos de fauna e flores para dirimir quaisquer dúvidas ainda presentes. Minha expectativa é ter a licença dessa obra ainda em 2011”, afirmou.

Ele disse que serão realizados implantação da hidrovia Madeira-Solimões; navegabilidade e segurança dos nossos corredores em toda a sua extensão; novo canal de escoamento de nossa produção no mercado interior/ novas saídas para o mercado internacional, especialmente para os países da América do Sul; implantação de uma rede de terminais hidroviários de pequeno porte e outros investimentos. “Estamos tomando as providências necessárias para modernizar e ampliar o aparato portuário da nossa capital, com a revitalização do porto de Manaus, a implantação da Manaus Moderna e de um novo porto para atender a zona industrial na Siderama”, declarou.

Também participaram da reunião a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcón, o secretário da Seplan, Marcelo Lima e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB). O governador Omar Aziz disse através da Agecom que não compareceu a reunião porque não recebeu o convite. Já a assessoria do ministro dos Transportes informou que o convite ao governador foi feito.

As reuniões farão parte do Plano Plurianual (PPA) do governo Dilma Rousseff, que orientará a ação de governo nos próximos quatro anos e sem o qual nenhum programa regional do governo federal poderá ser executado. O objetivo desses encontros é construir uma plataforma para integração gradual entre o PPA federal e as PPAs estaduais e municipais, por intermédio de um processo institucionalizado de articulação governamental.

Fonte: A Crítica (Manaus)/Audrey Bezerra

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios