Aprosoja e governo da Índia, assinam protocolo de intenções

A missão foi organizada em conjunto pelo presidente da Aprosoja, pelo diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e pela Câmara de Comércio Brasil – Índia 

O presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira, e o ministro-chefe do estado de Gujarat na Índia, Shri Narendra Nodi, vão assinar amanhã, quinta-feira (13) um Protocolo de Intenção visando  cooperação para intensificar as relações comerciais e tecnológica entre os dois estados. Uma comitiva de empresários mato-grossenses encontra-se esta semana na Índia, onde participam de um encontro internacional em Gujarat e também visitam empresas públicas e privadas daquele estado.

“Queremos progredir com essa cooperação porque essa relação é importante para todos. Não tenho dúvidas de que essa troca será de ‘ganha-ganha’ para os indianos e para os mato-grossenses”, afirma Glauber. O presidente da Aprosoja lembra que as projeções dão conta de que nos próximos 10 anos a Índia será a segunda maior economia mundial.

Entre as visitas, a comitiva esteve nesta terça-feira (11) na esmagadora do Grupo Adani, que responde por 60% da soja esmagada pela Índia. A unidade produz 150 mil toneladas de óleo de palma e 70 mil/t de óleo de soja por mês e a empresa tem interesse também no girassol. Hoje, quarta-feira (12), a missão irá conhecer o terminal portuário da empresa em Gujarat.

A Adani é a maior exportadora mundial de farelo de soja não transgênica, alcançando a comercialização de 8 milhões de toneladas por ano. Com 20 anos no mercado, já contabiliza no braço agrícola de atuação um faturamento de US$ 2 bilhões/ano de um total de US$ 15 bilhões, consolidando-se a quinta maior empresa na Índia.

Durante o encontro no estado de Gujarat, os empresários estão mantendo contato com empresas dos segmentos do agronegócio, comunicação, energia, infraestrutura, entre outros ramos de atividade.

Fonte: ExpressoMT/Redação com Assessoria



Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios