Baixo nível do Rio Madeira afeta transporte de grãos da Maggi

SÃO PAULO (Reuters) - O baixo nível do Rio Madeira, no Estado do Amazonas, tem prejudicado o transporte de grãos por barcaças realizado pela Hermasa Navegação da Amazônia, empresa do Grupo André Maggi, um dos mais importantes produtores de soja e milho do Brasil.

Segundo o diretor-superintendente da Hermasa, João Roberto Zamboni, o nível do Madeira costuma baixar todos os anos nesta época em que as chuva são escassas no Norte, mas em 2010 baixou mais do que o normal e já paralisou a movimentação de embarcações da empresa.

"Está sendo o segundo pior ano de seca. O pior ano foi 2005", afirmou ele, observando que a série histórica do nível do rio compreende cerca de 40 anos.

"Isso de fato afetou mais a navegação do que o normal", acrescentou ele, salientando que a empresa não está carregando barcaças com soja, milho e farelo de soja para evitar que elas fiquem encalhadas no rio.

Ao ser questionado sobre as vendas externas da empresa, Zamboni afirmou que os compradores do produto da Maggi não estão sendo afetados, pois a companhia costuma se preparar para o período de seca. Mas ele ressaltou que, se houver necessidade, o grupo pode passar usar os portos do Sul para exportar seus produtos.

Quando o rio ainda estava navegável, embora com um nível mais baixo, a empresa reduziu o tamanho do comboio e também carregou menos as barcaças com produtos agrícolas, para evitar que elas tocassem no fundo do rio.

Os produtos agrícolas da Maggi são transportados de caminhão da região noroeste de Mato Grosso, onde está boa parte das propriedades do grupo, até Porto Velho (RO). Ali as barcaças são carregadas e seguem até o porto de Itacoatiara, no Amazonas, de onde o produto é embarcado em grandes navios que seguem em direção ao Atlântico.

O grupo Maggi, que prevê originar 4,5 milhões de toneladas de soja na temporada 2009/10, realiza 60 por cento de suas exportações pelo Madeira, segundo Zamboni. Mas parte do total originado pela empresa é consumido no mercado interno.

No ano passado, as exportações da Maggi somaram 1,4 bilhão de dólares, de um total faturado pelo grupo de 2,3 bilhões de dólares no período.

A Hermasa agora espera a volta das chuvas para retomar as exportações, provavelmente a partir de outubro.

"Fizemos 70 por cento da meta de exportações no ano, ainda tem 30 por cento para ser feito em outubro, novembro e dezembro."

Fonte: Reuters/Brasil Online/Roberto Samora

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios