Bons desempenhos do Norte ao Sul

Os porto de São Francisco do Sul e Imbituba também têm números para comemorar em 2010 mas apostam suas fichas em 2011, quando obras estiverem concluídas. O terminal do Norte se consolidou como um porto de cargas variadas, com destaque para produtos siderúrgicos.

– Estamos com movimentação superior a janeiro e setembro de 2009. A recuperação do mercado externo, a saúde da economia do Brasil e o dólar baixo contribuíram para a manutenção das exportações e aumento das importações – avalia o diretor de logística do Porto de São Francisco do Sul, Gilberto de Freitas.

Em 2008, foram 7,5 milhões de toneladas movimentadas. Este ano, a expectativa é atingir 10 milhões de toneladas, com crescimento de 25%. Resultado que surpreende, já que o terminal operou com um berço a menos. O berço 201 passou por reformas para aumentar para 250 metros.

– No ano que vem, teremos dois novos berços, porque além do 201, que estará completamente pronto, teremos mais um berço arrendado em operações, além do projeto para o 401, que só depende da liberação de R$ 80 milhões de recursos do governo federal.

O Porto de Imbituba, também em obras, manteve boa movimentação em 2010, mas espera pelas novas rotas já contratadas com China, Europa e EUA operando pelo terminal do Sul. Ao contrário dos outros portos de SC, Imbituba sempre teve vocação para importar mais do que exportar.

– Este ano, ainda vamos ficar com um crescimento em torno de 10%. Mas em 2011, devemos chegar a 30% ou 40% seguramente. Estamos em obras, ajeitando a casa – explica o superintendente Jeziel Pamato de Souza.

Fonte: Diário Catarinense

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios