A Cargill e a Brado Logística inauguraram uma nova operação logística que otimiza o transporte de insumos agrícolas ao Brasil, utilizando contêineres que, na rota de ida, exportam algodão brasileiro. Operada pela Brado, a nova modalidade conecta o Porto de Santos (SP) ao Mato Grosso via ferrovia e foi iniciada em março de 2025, alinhando-se ao compromisso da Cargill de reduzir emissões de carbono e melhorar a eficiência no transporte de alimentos.
A operação aproveita os fluxos de exportação para trazer defensivos agrícolas ao país, reduzindo custos de frete, evitando desperdícios logísticos e promovendo práticas mais sustentáveis. “Conseguimos otimizar custos com frete, melhorar a logística e reduzir a emissão de carbono no transporte”, destaca Rafael Felicissimo, líder de Container Trade Lane da Cargill Brasil. A expectativa é de ampliação dos volumes semanais de importação nos próximos meses.
PUBLICIDADE
Para os produtores rurais, a nova solução representa acesso a insumos agrícolas com valores mais competitivos. “Colaboramos com a economia do nosso cliente”, afirma Danilo Rezende, líder de Crop Protection & Seeds da Cargill Brasil. A Brado, por sua vez, reforça que a operação multimodal baseada em transporte ferroviário contribui para maior eficiência econômica e sustentabilidade. “Elevamos a segurança, a previsibilidade e a competitividade com menor impacto ambiental”, completa Marcus Nascimento, executivo de vendas da área de insumos agrícolas da Brado.