Cilindros com gases tóxicos são levados para alto-mar

A balsa com os 115 cilindros com gases tóxicos encontrados no Porto de Santos deixou o complexo marítimo às 9 horas desta quinta-feira (24). A carga perigosa segue para 90 Km de distância da costa para ser destruída. 

A viagem deve levar quatro dias, em função da velocidade da  balsa. Isso porque, uma hora após sair do Valongo, ela ainda não havia passado pela Ponte dos Práticos.


PUBLICIDADE



Depois de chegar ao local determinado, será necessário esperar as melhores condições de maré para a destruição dos cilindros.

Para realização da operação, por segurança, o canal do Porto teve a navegação de embarcações suspensa entre 6 e 11 horas. Segundo informações da Dersa, as travessias Santos/Guarujá, na Ponta da Praia, e Santos/Vicente de Carvalho (lanchas de passageiros) também chegaram a ser interrompidas, por tempo inferior a uma hora.

Gases explosivos e inflamáveis

Sete cilindros contêm gases explosivos e 108, inflamáveis. Por conta disso, a destruição será feita de quatro maneiras, conforme o produto armazenado, pois há um método indicado para cada produto. O processo para definição das formas de destruição durou dois meses.

O presidente da Codesp, José Alex Oliva, realizou vistoria na embarcação e nos equipamentos antes de da saída dos cilindros para alto-mar. 

Na terça-feira (22), todos os cilindros foram retirados do Armazém 10 (na região do Valongo), onde estavam guardados, e colocados em gaiolas. Contêineres refrigerados foram içados e levados para a balsa que transportará os produtos. Depois, uma empilhadeira dispôs essas gaiolas no contentor. 

Toda a operação durou pouco mais de uma hora, tempo em que o entorno do armazém foi isolado e apenas funcionários da Suatrans, empresa contratada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para esse serviço, participou das manobras.

Os cilindros estão no Porto há 20 anos. Desde junho, quando a situação veio a público, autoridades discutem a destinação do material.

Fonte: A Tribuna






Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma