CMA CGM vai adquirir um dos maiores terminais portuários dos Estados Unidos

A CMA CGM assinou um acordo para adquirir 90% de participação no terminal Fenix Marine Services (FMS) em Los Angeles, atualmente detido pela EQT Infrastructure III, com base em um valor empresarial de US$ 2,3 bilhões. Atualmente com uma participação de 10% no terminal, a CMA CGM se tornará a única proprietária das instalações da FMS após o fechamento da transação.

O FMS é o terceiro maior terminal da área portuária de Los Angeles / Long Beach em termos de capacidade (cerca de 2,5 milhões de TEUs) e um dos maiores dos Estados Unidos. O terminal também se beneficia de um contrato de concessão de longo prazo (até 2043).

O terminal FMS tem uma localização estratégica em águas profundas e possui quatro berços, cada um com mais de 300 metros de comprimento e com calado de 15,2 metros. Conta com 16 guindastes, oito dos quais capazes de atender navios grandes, e um pátio de contêineres de 1,180 milhão de metros quadrados. Está equipado com 700 plugues reefer.

PUBLICIDADE

MCI


Como parte de seu plano, o Grupo irá acelerar o desenvolvimento da FMS com investimentos significativos nos próximos anos. O pátio de contêineres ganhará extensão para aumentar a capacidade do terminal, o que ocorrerá por fases. A capacidade ferroviária do terminal será ampliada, com a criação de uma das maiores infraestruturas ferroviárias dos Estados Unidos. Um novo cais será construído e o terminal ganhará investimento em digitalização.

No início de 2022, o terminal FMS receberá os primeiros navios CMA CGM movidos a gás natural liquefeito de 15.000 TEUs a serem implantados em rotas entre a Ásia e os Estados Unidos.

O fechamento da transação está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores. O HSBC Continental Europe atuou como consultor financeiro e a Willkie Farr & Gallagher, como consultora jurídica.

O Grupo CMA CGM é um dos maiores transportadores de contêineres nas rotas transpacíficas, operando 24 serviços.

Atualmente, a CMA CGM possui investimentos em 49 terminais portuários em 27 países, por meio de suas duas subsidiárias CMA Terminals e A joint venture Terminal Link.

Rodolphe Saadé, presidente e CEO do Grupo CMA CGM , disse: “A rápida recuperação da economia global demonstrou a importância dos portos e da infraestrutura logística. Para administrar com eficiência nossas operações portuárias na costa oeste dos Estados Unidos, decidimos adquirir a Fenix Marine Services, um dos maiores terminais do país e uma de suas portas de entrada mais estratégicas. É uma instalação industrial chave que fortalecerá significativamente nossa posição e apoiará nosso rápido crescimento neste mercado”.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios