Codesp retira obstáculo encontrado no canal de navegação

Uma equipe de mergulhadores removeu, na tarde desta terça-feira (23), um obstáculo encontrado no canal de navegação do Porto de Santos, O objeto, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), é uma carcaça de equipamento e estava submerso na direção do Armazém 32, no Macuco. 

De acordo com a Autoridade Portuária, o obstáculo foi detectado na última batimetria (levantamento de profundidade) realizado no canal de navegação. A princípio, ele não oferecia risco à navegação.


PUBLICIDADE



Em inspeção realizada na tarde dessa terça-feira (22), os mergulhadores confirmaram a existência do objeto, localizado a 60 metros do cais e uma profundidade de 14,6 metros. Segundo a Docas, a presença do obstáculo diminuía o limite do calado operacional no canal de navegação. 

Naquela região, navios com até 13,6 metros de calado (distância vertical da parte do casco que permanece submersa) estão autorizados a trafegar. Na maré alta, os cargueiros podem navegar com até 14,6 metros de calado. 

“Durante a operação de mergulho de inspeção, o objeto foi localizado e retirado. Tratava-se de uma carcaça de equipamento mecânico. Na sequência, a Codesp realizou uma nova campanha batimétrica, constatando a retirada”, destacou a Autoridade Portuária, em nota. 

Para evitar interferências hidrodinâmicas e, principalmente, riscos aos mergulhadores, a navegação no Porto foi interditada entre as 14 e 17 horas. Mas foram necessários poucos minutos para a remoção do objeto. 

Segundo a Docas, o canal de navegação foi reaberto às 14h45, quando o setor de Segurança à Navegação da Capitania dos Portos de São Paulo e a Praticagem de São Paulo foram informados sobre o fim da operação. 

Fonte: A Tribuna

 






Chibatão

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma