Começa a obra de dragagem dos portos de Salvador e Aratu

Depois de muitas idas e vinda, começa a dragagem dos portos de Salvador e Aratu. O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, assinou, ontem, o contrato com o consórcio, formado pelas empresas JDN e Dratec, vencedor do processo licitatório para a realização das obras de aprofundamento dos dois portos, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba.

Os recursos que serão desembolsados pela Secretaria Especial de Portos está na casa dos R$ 89 milhões, suficientes para deixar os portos baianos com a profundidade operacional de 15 metros. A assinatura do contrato ocorreu no gabinete do ministro com representantes das empresas. A licitação foi publicada em março e faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, que aprofundará os principais 20 portos brasileiros e mudará por definitivo toda a logística do país.

Além das obras de dragagem, a SEP irá realizar a construção de uma bacia de evolução do Porto de Aratu de 550m e ampliará a que já existe no Porto de Salvador de 275m para também 550metros de diâmetro. A previsão do término das obras é abril de 2010.

PUBLICIDADE

MCI


Especialistas em questões portuários afirmam que acertadamente o ministro-chefe da SEP, Pedro Brito, deu a partida para a resolução de parte dos problemas dos portos baianos, uma vez que as obras de dragagem, o berço, o reforço do cais, elas precisam ser postas em andamento imediatamente, pois o atraso coloca as operações em risco.

Os portos estão operando no limite e eles precisam de obras para ampliar a capacidade de absorção de navios de grande porte, já que a Bahia cresceu e seu potencial reclama complexo portuário melhor estruturado.

Há mais de 20 anos não se realizam obras portuárias na Bahia e os portos de Salvador e de Aratu reclamam investimentos, para poder operar com cargas de grandes navios, que hoje se dirigem para o Porto de Suape, em Pernambuco.(Fonte: Tribuna da Bahia)

 

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios