Começa embarque de minério de ferro

Trata-se do maior embarque graneleiro da história portuária cearense. São 70 mil toneladas de minério de ferro que sairão do Porto do Pecém para a China na próxima sexta-feira ou sábado
Em 2009, o Porto do Pecém movimentou 1,9 milhão de toneladas de produtos diversos (Foto: Edimar Soares)
O maior carregamento da história portuária do Ceará, 70 mil toneladas (t) de minério de ferro será iniciado hoje. A previsão é de que o embarque do navio Apostolos, atracado no Porto do Pecém desde ontem, seja concluído até a próxima sexta-feira. O minério, oriundo de São José do Torto, em Sobral, já está praticamente todo estocado no pátio de minérios da Companhia de Integração Portuária do Ceará (CearáPortos) e a partir de hoje a Tecer, prestadora de serviço operacional, começa a operação de embarque. Outros dois carregamentos estão previstos para março e abril.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, diz que a primeira exportação de ferro do Estado é mais um passo para que o Ceará construa um polo siderúrgico. ``É possível que a gente chegue num horizonte próximo - três, quatro anos - a 12 milhões de toneladas de minério de ferro``, comenta, adiantando que em razão deste fato o Governo do Estado já trabalha na cadeia produtiva - a instalação de indústrias - para que o Ceará não seja só exportador de minério mas também de bens.
Adianta que essa primeira experiência vai indicar com que frequência os embarques poderão ser feitos. Para ele, dois elementos serão essenciais para a permanência da exportação de ferro são a modernização da ferrovia, ramal da Transnordestina (Pecém- Sobral-Teresina e Itaqui-MA) e do Porto do Pecém com a implantação de terminal específico para exportação de minério.
``Essa nova realidade pressiona comercialmente para a modernização da ferrovia pelo menos até Sobral e nós estamos trabalhando para atrair um grande investimento privado que vai criar essa nova estrutura no Porto do Pecém``, comenta, ressaltando que a grande estratégia do Ceará é trazer para o Porto as várias ocorrências de ferro concentradas na Zona Norte do Estado através de uma logística pronta. Observa ainda que a exploração dessas pequenas e médias jazidas passou a ser viável por causa da lavra superficial e da proximidade com os modais ferroviário e rodoviário.
Sobre o que Ceará ganha com a exportação de minério de ferro Balhmann é taxativo: emprego. ``Tem impostos mas o que mais nos anima é a criação de emprego na zona rural e a perspectiva da implantação de uma cadeira produtiva da siderurgia que vai gerar milhares de empregos``, avalia, considerando que é uma evolução econômica numa área improvável.
Exportador graneleiro
O diretor comercial da Ceará Portos, Mário Lima Júnior, a operação de embarque foi toda planejada e se dará sem nenhum prejuízo para as outras operações regulares que o porto dispõe. Explica que com esse embarque o Porto do Pecém ingressa mundialmente como porto exportador graneleiro. ``Comercialmente esse fato é muito importante para o Porto``, observa, acrescentando que o Pecém vem dando suporte aos projetos estruturantes, incluindo a movimentação de granéis sólidos.
Lima Júnior informa que das 70 mil toneladas falta pouco para chegar ao porto. O transporte da carga está sendo feito por via ferroviária de Sobral para o Porto do Pecém. Em média, são transportadas duas mil toneladas/dia, o que vai em torno de 35 dias para transportar todo o carregamento do minério de ferro. (Artumira Dutra)
O CRESCIMENTO DO PORTO DO PECÉM
- Inaugurado oficialmente em março de 2002: , o Terminal Portuário do Pecém é o que mais exporta frutas no Brasil e vai entrar para os anais da navegação mundial como exportador graneleiro
- Em 2009 o Pecém movimentou 1,9 milhão de toneladas. Em 2010 só o minério de ferro vai agregar mais 400 mil toneladas. em janeiro deste ano, entre exportações e importações, passaram pelo Pecém 244 mil toneladas
- O Porto do Pecém tem quatro linhas regulares de longo curso e três de cabotagem (exclusivamente entre portos nacionais)
- Durante o mês de janeiro o Pecém recebeu 44 atracações dos serviços regulares
- Segundo a Ceará Portos, os próximos carregamentos de minério de ferro estão previstos para 20 de março e 20 de abril (Fonte: O Povo (CE)



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios