Comerc Eficiência e Casa dos Ventos assinam pré-contrato com Pecém para produção de hidrogênio e amônia verde

A Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos assinaram, nesta segunda-feira (5), um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, para a instalação de unidade fabril de produção de hidrogênio e amônia verde com sua primeira fase prevista para iniciar operação em 2026. O projeto, que já vem sendo trabalhado desde 2021 entre as partes, agora segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico para iniciar sua implantação que será dividida em etapas.

Quando em plena capacidade, o empreendimento terá capacidade de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo mais de mil toneladas de hidrogênio por dia, possibilitando a entrega 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

Anteriormente, Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos já haviam firmado um Memorando de Entendimento (MOU) com o governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém (CIPP S/A) para assegurar sua participação à frente do projeto. A planta, que ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará, vai evitar a emissão de até 430 mil toneladas de CO2 por mês, por meio da geração de hidrogênio verde ao invés de hidrogênio cinza, o qual emite 2.4 kg de CO2 para cada quilo de amônia Cinza produzida, trazendo assim uma significativa redução na emissão dos gases de efeito estufa (GEE).

PUBLICIDADE

MCI


Esse é o terceiro pré-contrato assinado para o Hub de Hidrogênio do Complexo do Pecém, que conta ainda com 24 memorandos de entendimento (MoUs) assinados com empresas brasileiras e estrangeiras.

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura desse pré-contrato celebrado com a Casa do Ventos e Comerc. É o terceiro pré-contrato que fechamos para a produção de hidrogênio verde em larga escala no Brasil. É o reconhecimento de empresas importantes no mercado. Ou seja, mais players se juntam a esse estratégico projeto de transição energética que estamos desenvolvendo aqui no Ceará desde o início do ano passado. O Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém é uma realidade”, celebra Danilo Serpa – presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios