Complexo do Pecém assina memorando com multinacional chinesa

O Completo do Pecém e a multinacional chinesa Mingyang Smart Energy assinaram memorando de entendimento para a instalação de um parque eólico offshore na região do litoral norte do polo portuário e industrial.

“Hoje o Complexo do Pecém possui empresas que contribuem diretamente com a matriz energética do Estado do Ceará. Agora, estamos iniciando os primeiros estudos de viabilidade em torno desse projeto pioneiro, um projeto de energia eólica offshore, o que é extremamente importante para o desenvolvimento e o consequente amadurecimento do setor de energias renováveis no Brasil”, afirmou Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém, durante a cerimônia.

No último mês de setembro, o governo do Ceará, que é acionista majoritário do Complexo do Pecém, já havia assinado um memorando com a Mingyang para formalizar a intenção de receber um complexo eólico offshore no estado.

PUBLICIDADE

Incatep


Segundo previsões iniciais, o empreendimento deverá gerar aproximadamente 2 mil empregos durante sua fase inicial. De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet-CE), Maia Júnior, a expectativa é de que o empreendimento da Mingyang esteja implantado até o ano de 2023, gerando emprego e renda para o estado.

Para se instalar no Ceará, a empresa levou em consideração fatores como localização geográfica estratégica, que assegura potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, assim como a infraestrutura do Complexo do Pecém. O vice-presidente da Mingyang, inclusive, ressaltou a intenção do grupo chinês em transformar o Porto do Pecém em um hub de exportações para usinas eólicas offshore no Brasil e também no exterior.

“Acreditamos que a Mingyang e o Pecém serão ótimos parceiros. Nesse momento iniciamos uma nova etapa do projeto com a assinatura de um memorando específico. Na próxima fase pretendemos fazer um piloto (teste) de implantação de turbina de eólica offshore e com isso será adquirido experiência em design, orçamento, construção e permissões legais para futuros projetos mais grandiosos. A Mingyang está disposta a compartilhar essa experiência com o Estado do Ceará, com o Complexo do Pecém e com a indústria em geral. Esse deverá ser o nosso primeiro projeto do tipo offshore em toda a América Latina, por isso planejamos iniciar a construção já em 2022”, conclui Larry Wang – Vice Presidente da Mingyang Smart Energy Group.

 

Também participaram, virtualmente, da cerimônia de assinatura do memorando, executivos da multinacional chinesa; da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET); e do Complexo do Pecém, além de representantes do Consulado-Geral da China no Recife.

“Mesmo na pandemia, os dois países têm bases profundas, necessidades grandes e futuros brilhantes na cooperação. Nesta cerimônia temos alguns objetivos principais: o primeiro é testemunhar o nascimento deste projeto de grande importância para a Mingyang Smart Energy, maior fabricante de aerogeradores da China. Quando o projeto estiver concluído, será o primeiro na América do Sul acumulando assim experiências valiosas na área de licenciamento, construção e cooperação”, enfatiza Yuqing Yan – Cônsul Geral do Consulado-Geral da China no Recife.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios