O ministro de portos e aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, cumpre, na próxima segunda-feira (5), agenda no Nordeste com foco em melhorias na infraestrutura de transporte aquaviário e portuário. Em Parnaíba (PI), ele assina um convênio que transfere ao Piauí a responsabilidade pela operação, manutenção e conservação da Hidrovia do Parnaíba. O acordo também inclui os atracadouros entre Piauí e Maranhão: Araioses-Canárias (MA), Ilha Grande-Tatus I e II (PI) e Uruçuí-Forquilha (PI). O ministério e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) seguem responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da execução do convênio.
A hidrovia tem papel importante no escoamento de grãos produzidos no sul do Piauí e sudeste do Maranhão. Ainda em Parnaíba, o ministro participa da entrega das obras do aeroporto da cidade, visita a Escola do Mar e conhece os laboratórios de Filetagem, Análise de Pescado e a sala de simulador de navegação. Na sequência, Costa Filho estará em Cabedelo (PB), para a entrega das novas instalações do porto, que completa 90 anos com uma estrutura modernizada.
PUBLICIDADE
Com mais de R$ 200 milhões já investidos e outros R$ 130 milhões previstos, o porto agora conta com canal dragado a 11 metros, capacidade para navios de até 55 mil toneladas e movimentação mensal entre 25 e 30 embarcações. Foram entregues obras como a nova sede administrativa, sistema de energia solar, requalificação dos armazéns, drenagem profunda, estações de tratamento de resíduos e esgoto, além de novos espaços para operação e apoio aos trabalhadores.
Segundo o diretor-presidente Ricardo Barbosa, o Porto de Cabedelo está pronto para ampliar seu papel na logística da Paraíba e da região, com foco em eficiência, sustentabilidade e aumento na movimentação de cargas. O evento conta com a presença do governador João Azevêdo, do presidente da Câmara Federal Hugo Motta, do presidente do Tribunal de Contas do estado, Fábio Nogueira, entre outras autoridades.