Os portos localizados no chamado Arco Norte continuam a ganhar importância das exportações brasileiras de grãos. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, de janeiro a julho foram responsáveis pelo escoamento de 15,3 milhões de toneladas de soja e milho ao exterior e já respondem por 24% dos embarques nacionais totais desses produtos.
Até o fim do ano, projeta a área de Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento para o Setor Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola da Pasta, o volume deverá alcançar 26 milhões de toneladas. A capacidade portuária de embarque de grãos nos portos do Arco Norte — Itacoatiara e Itaqui, no Maranhão, Santarém e Barcarena, no Pará, e Salvador, na Bahia — é da ordem de 40 milhões de toneladas.
PUBLICIDADE
Nos sete primeiros meses de 2017, a liderança nas exportações brasileira de soja e milho permaneceu com Santos. Segundo o ministério, pelo porto do litoral paulista foram escoadas 21,4 milhões de toneladas e o volume total anual deverá chegar a 37 milhões de toneladas. No porto de Paranaguá, no Paraná, o volume de soja e milho destinado ao exterior atingiu 11,8 milhões de toneladas, e no porto gaúcho de Rio Grande o total no período foi de 8,6 milhões de toneladas.
Fonte: Valor