Curso de Engenharia Naval da UFPE abre inscrição para projeto de extensão em parceria com o Porto do Recife

O Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abrem inscrições para o Projeto de Extensão Tecnológica (PET) “Código Computacional para Cálculo das Forças Atuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias” do curso de Engenharia Naval da UFPE.

O objetivo é contribuir com o aperfeiçoamento da operação de atracação de navios e a formação de recursos humanos na área de tecnologia portuária. O projeto dará continuidade ao desenvolvimento de um código computacional para cálculo dos esforços nas linhas de amarração dos navios, cabeços e defensas do Porto do Recife.

No curso serão apresentados os conceitos teóricos e numéricos para a determinação das forças produzidas pelo vento e correnteza em embarcações atracadas no porto (utilizando normas e regulamentos), a determinação das forças atuantes nos cabos de amarração, assim como noções de programação em Python convencional e na nuvem.

PUBLICIDADE


A primeira fase, com um mês de duração, consistirá na seleção de 30 alunos para um curso de capacitação em engenharia naval e tecnologia aplicada às operações portuárias, além de uma visita às instalações do Porto do Recife. As inscrições estão abertas para estudantes de todas as instituições de ensino de Pernambuco. Na segunda fase, que deverá durar três meses, serão selecionados os 10 alunos com melhores rendimentos no curso para desenvolver o código computacional. Os técnicos do ancoradouro também participarão da capacitação e aprenderão como funciona o código na prática.

Todos os estudantes participantes que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado de curso de extensão da UFPE. Já os alunos que passarem para a segunda fase, a carga horária requerida é de 12 horas/semana e receberão, cada um, uma bolsa da Facepe durante os três meses de duração da segunda fase.

O programa está com as inscrições abertas e encerram no dia 15 de maio.

Serviço:
Informações: https://forms.gle/2L8A2gy7QAYadRmr7



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios