Eclusas de Tucuruí: começa o enchimento do canal

Até o dia 18 de novembro deste ano, as eclusas, com a primeira transposição, devem ser inauguradas

Começou ontem o enchimento do canal de navegação que interliga as eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí. Até o dia 15 de novembro serão realizados testes para identificar possíveis problemas após o enchimento do canal. O objetivo é que até o dia 18 de novembro sejam inauguradas as eclusas com a primeira transposição.

A data estipulada pelo Ministério dos Transportes para a conclusão e entrega das Eclusas de Tucuruí era 6 de setembro. Contudo, devido a diversos problemas de logística, a obra só será entregue na data limite estipulada pelo Ministério e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve na semana passada em visita técnica ao canteiro de obras das eclusas. Acompanhado pela coordenadora geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ligada à Casa Civil do Governo Federal, Miriam Belchior, e pelo diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte, Adhemar Palocci, a comitiva visitou as obras para verificar a situação e andamento do projeto.

O ministro e a coordenadora geral do PAC participaram do desligamento da bomba de drenagem que deu início ao processo de enchimento do canal de navegação que interliga as eclusas. Após reunião técnica com os diretores das empreiteiras responsáveis, o ministro deu a notícia que o prazo final é 31 de outubro. Até lá, todas as atividades para a conclusão dos trabalhos no canteiro de obras devem ser encerrados.

Questionado sobre a possibilidade do não cumprimento do cronograma, o ministro foi taxativo em afirmar que “será muito ruim para todos os envolvidos na construção”. É com essa perspectiva que todas as empresas estão trabalhando.

Ao todo, já foi investido R$ 1 bilhão. “Apesar do atraso, saio satisfeito com o que presenciei em Tucuruí. Não tenho dúvidas de que a obra será entregue na data prevista”, informou o ministro.

Adhemar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte, disse que embora os atrasos tenham acontecido, a visita técnica às eclusas mostrou que é possível concluir a obra no último prazo definido pelo Governo Federal. A primeira eclusagem deve acontecer em 10 de outubro. Todos os problemas devem ser ajustados para a inauguração da obra.

A 1ª TRANSPOSIÇÃO

O canal das eclusas começou a ser tomado pelas águas do rio Tocantins, formando o lago permanente que permitirá a transposição do desnível de 75 metros. Ainda estão sendo feitos os condicionamentos das comportas. Até 31 de outubro encerra-se a montagem e o derrocamento da grande ensecadeira construída na

eclusa 2 para barrar a entrada de água na área de construção acontece até 15 de novembro.

(Fonte: Diário do Pará)

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios