EMAP celebra 20 anos e deve fechar janeiro com crescimento de 21% na movimentação de cargas

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, completa 20 anos nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, e celebra a data compartilhando resultados que vêm tornando-a cada vez mais uma referência em gestão portuária no país.

“É uma honra fazer parte da história da EMAP e contribuir com os resultados que estamos construindo juntos, nossa equipe e todos os parceiros, sob a liderança do governador Flávio Dino. Vamos guardar as comemorações e os abraços para um momento mais seguro”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago.

O dia do aniversário da empresa marca o fechamento da movimentação de janeiro no Porto do Itaqui, que registra um total de 1,4 milhão de toneladas de cargas movimentadas, volume 16% maior do que foi registrado no mesmo período de 2020 e 24% acima do planejado.

PUBLICIDADE


As cargas de granéis líquidos devem fechar o mês com mais de 700 mil toneladas movimentadas, uma alta de 12% sobre janeiro passado e de 35% em relação ao planejado para o período. Também houve crescimento nas operações com celulose (40%), fertilizante (34%), trigo e carga geral (23% cada). A movimentação de contêineres subiu 50% em relação a janeiro de 2020, ano em que foi retomada a linha regular, com escala semanal.

“Nos próximos meses o volume de cargas no Porto do Itaqui deve ficar ainda mais robusto, com o início do escoamento da produção de grãos, a partir de março. Nos preparamos para a super safra, com três berços dedicados, dois operados pelo Tegram e outro pela VLI”, informa Ted Lago.

A nova safra deve superar a marca de 2020, com mais de 260 milhões de toneladas, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado neste mês pelo IBGE. Caso esse número se confirme, este será um novo recorde na série histórica iniciada em 1975, com crescimento de 2,5% sobre o ano passado. A estimativa final para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2020 é de 254,1 milhões de toneladas.

Para a soja, a estimativa inicial do IBGE neste ano é de 129,7 milhões de toneladas, um aumento da produção em 6,8% sobre o que foi colhido no ano passado.

Referência

Em 2020, a EMAP conquistou o selo da Norma ISO 27.001, da Segurança da Informação, alcançando tripla certificação ISO: com os selos ISO 9.001 e 14.001, que conferem, respectivamente, a excelência na gestão da qualidade e do meio ambiente, obtidos anteriormente.

Também no último ano, a EMAP foi reconhecida no Prêmio Portos + Brasil, instituído pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), que coloca o Itaqui no top 3 dos portos brasileiros, em IGAP (Índice de Gestão das Autoridades Portuárias) e Execução dos Investimentos Planejados. O porto público do Maranhão também integra o top 3 no ranking de desempenho ambiental da ANTAQ.

Esse trabalho de gestão vem sendo reconhecido por outros portos e empresas públicas e privadas que, ao longo do ano que passou, buscaram informações, principalmente, sobre planejamento estratégico e gestão portuária, compliance, gestão ambiental, saúde e segurança do trabalho.

Em ações de benchmarking – compartilhamento de melhores práticas – a EMAP recebeu equipes dos portos do Espírito Santo, Paraná, Bahia e Pernambuco, e também da Secretaria da Fazenda do Estado, das empresas CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), EMSERH (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares), Maranhão Parcerias e EPL – Empresa de Planejamento e Logística, com sede em Brasília.

“É um prazer para nós esse intercâmbio, aprendemos muito e estamos sempre de portas abertas para compartilhar nossas boas práticas de gestão e governança com parceiros tanto do setor público quanto da iniciativa privada”, diz Ted Lago. “O benchmarking é uma excelente forma de fazer circular o conhecimento, levando ganho a todos os envolvidos”, destaca gerente de Compliance da EMAP, Rodrigo Desterro.

A EMAP integra diversos fóruns locais e nacionais de estudo e relacionamento profissional, a exemplo da ABEPH, Pacto Global das Nações Unidas, Hub de Inovação do MA, Comitê de responsabilidade Social da área Itaqui Bacanga, grupos de profissionais de comunicação e recursos humanos dos portos públicos, proteção de dados, dentre outros.

Fonte: O Maranhense



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios