Entrada e saída por Santa Catarina

Terminais portuários de Santa Catarina superam os resultados de 2010 com a recuperação da economia e o aumento das importações. Navegantes, Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul mostram balanços que são motivos de comemoração. E Itapoá, onde os primeiros navios chegam em dezembro, já convive com os bons efeitos da instalação do novo porto

A movimentação nos portos catarinenses, que em 2009 ficou comprometida com os efeitos da crise mundial e pela destruição de dois berços no Rio Itajaí-Açu, reagiu bem este ano e bate recordes em movimentação, mesmo ainda sem operar nas condições ideais.

As importações, sustentadas por incentivos fiscais e favorecidas pelo câmbio, com o real valorizado, puxam o bom desempenho dos terminais portuários catarinenses.

O Complexo Portuário de Itajaí, que congrega o Porto Público mais terminais privados, entre eles o Portonave, de Navegantes, deve fechar outubro com recorde histório.

A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil TEUs por ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). De janeiro a setembro deste ano, foram 684,6 mil TEUs e a expectativa é fechar o ano com 800 mil TEUs.

– Recuperamos a segunda posição em movimentação de contêiner no país. Em 2009, fomos ultrapassados por Paranaguá e Rio Grande por conta dos problemas nos berços. Mesmo sem as obras prontas, vamos bater nosso recorde histórico – comemora o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.

O que tem favorecido é o aumento das importações. O Porto de Itajaí, que sempre teve uma relação de 20% a 25% de importações para 80% a 75% de exportações, agora opera com equilíbrio quase exato.

– Três fatores favorecem nosso desempenho. O desenvolvimento do país, que está com forte demanda por insumos e máquinas e por isso importa mais, o câmbio favorável às importações e os incentivos do governo estadual para utilização dos portos de SC – explica Grantham.

Itajaí deve operar com dois berços a mais em 2011, quando os dois que foram atingidos pelas enchentes estiverem em pleno funcionamento.

A Portonave, que opera no complexo, também registra bons números, segundo o superintendente Osmari de Castilho Ribas. De janeiro a setembro, alcança 427 mil TEUs de movimentação, superior a todo o ano passado, quando foram movimentados 414 mil TEUs. Na comparação com iguais períodos de janeiro a setembro, o crescimento, este ano, é de 58% na Portonave.

– Mas ainda faltam as obras para aumentar o calado de 10,5 metros para 14 metros. Temos esperança de que a dragagem de aprofundamento do canal seja concluída em 2011.

Fonte: Diário Catarinense/SIMONE KAFRUNI



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios