Entregue novo sistema de distribuição de energia do Porto de Imbituba

A SCPAR Porto de Imbituba entregou em abril o novo sistema de distribuição de energia elétrica do Porto de Imbituba. Após 21 meses de execução, o investimento de R$ 3,3 milhões remodelou toda rede de alta tensão e iluminação das vias internas, e representa a mais importante melhoria na infraestrutura elétrica do Porto desde 1994, quando a rede antiga foi implantada.

A nova rede contempla aproximadamente 7 km de linhas de alta tensão, com 25 km de cabeamento subterrâneo, além de 170 postes de fibra de vidro, mais leves e resistentes à maresia e ventos típicos da região de Imbituba. A iluminação fica por conta de 225 luminárias de LED, mais econômicas, duráveis, com acendimento automático e controle da intensidade da luz. A última etapa, com previsão de conclusão ainda neste semestre, consiste na remoção da estrutura antiga, completamente desativada desde o dia 5 de abril.

“Esse investimento era vital para fornecer aos usuários do Porto de Imbituba a confiabilidade e continuidade no fornecimento de energia, com estrutura adequada e tecnologia atualizada aos melhores padrões de sustentabilidade e eficiência energética”, destaca o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera.

PUBLICIDADE


Segundo Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista da Autoridade Portuária, a rede antiga apresentava sinais de desgaste por uso, corrosão pela proximidade à área marítima, além de desatualização tecnológica. “Com essa ampla renovação, a expectativa é de que a nova estrutura suporte a demanda portuária de distribuição de energia pelos próximos 30 anos, resultando em melhores condições de operação e segurança do tráfego interno”, complementa Piucco.

Os serviços foram executados pela empresa Botega Montagens Elétricas, vencedora do Edital de Licitação nº 047/2019.

Atualmente, além da entrega da remodelação da rede de alta tensão e iluminação das vias internas, está agendada para 27 de abril a licitação de um sistema de energia solar, a ser instalado em cerca de 830 m² de áreas de telhado das instalações do Porto, estrutura que contribuirá com 15% do consumo elétrico atual.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios