Estudantes de Arquitetura do NE debatem futuro do Complexo Portuário do Pecém

Cerca de 400 estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todos os Estados do Nordeste estão reunidos no EREA 2011. Trata-se do Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura do Nordeste. O evento ocorre na Fazenda Coqueiro, às margens do Lagamar do Caiuipe, em Caucaia, próximo ao Porto do Pecém. Ali, o debate é sobre o futuro daquela região, a partir da consolidação do Complexo Industrial Portuário do Pecém.

Um dos resultados dessa ação será a implantação do Centro de Informação e Convivência, a partir de uma parceria entre os próprios estudantes de arquitetura e suas entidades com o Governo do Estado, por meio da Semace, e algumas empresas privadas que já estão se instalando no Complexo do Pecém como a MPX e Energias de Portugal, Cimento Apodi (Grupo Votorantim), CSP/Companhia Siderúrgica do Pecém (Vale do Rio Doce), além da Fundação Darci Ribeiro, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFC e Unifor e de alguns escritórios de arquitetura e profissionais liberais.

O Centro de Centro de Informação e Convivência do Complexo Pecém, uma proposta originalmente pensada pelo professor e sociólogo André Haguette, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, de acordo com o Plano Básico de Ação do GMAIS, grupo de trabalho que organiza a ações das diversas Secretaria s de Governo do Estado do Ceará para a área do Pecém, será implantado em uma terreno de 20 hectares situado no próprio Lagamar do Caiupe. A área foi doada pelo Grupo Luciano Cavalcante Imóveis.

O jornalista Luís Nassif, a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, e o professor e arquiteto José Sales (UFC), também vice do IAB-CE, estão conferindo o evento.

Fonte:  O POVO Online/Fortaleza

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios