Estudos para desestatização do porto de Itajaí serão apresentados nesta terça

Os estudos que darão base à desestatização do porto de Itajaí (SC) serão apresentados amanhã (10) pelo Ministério da Infraestrutura. O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) participará, informou nesta segunda-feira o Ministério da Economia.

Trata-se do segundo maior porto brasileiro na movimentação de contêineres. A expectativa é que o leilão ocorra no segundo semestre de 2022.

Mesmo com a covid-19, o porto registrou crescimento de 12% na movimentação de cargas de janeiro a setembro deste ano, na comparação com 2019. No período, passaram por ali 1,011 milhão de TEUs (unidade equivalente de transporte, na sigla em inglês, correspondente a um contêiner de 20 pés).

PUBLICIDADE

MCI


Os estudos para a desestatização estão sendo elaborados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) desde o primeiro semestre de 2020. Segundo o Ministério da Economia, a estatal terá apoio do escritório Demarest Advogados, da Exe Engenharia e da Mind Estudos e Projetos de Engenharia para a elaboração de relatório de transações e avaliação do negócio, due diligence jurídica, avaliação técnico-operacional, avaliação de recursos humanos, gestão e governança atuarial e previdenciária e avaliação ambiental.

O porto de Itajaí foi inscrito no PPI em junho deste ano. Também integram a carteira do programa, para desestatização, os portos de Santos (SP) e São Sebastião (SP), além da Companhia Docas do Espírito Santo.

Fonte: Valor



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios