Uma comitiva formada por 15 dos maiores exportadores de frutas da região da Extremadura, na Espanha, esteve em Santos nesta semana para conhecer a estrutura e os processos logísticos da Transbrasa, terminal alfandegado do Porto de Santos. A visita teve como foco a área de contêineres refrigerados, que garante a manutenção da temperatura ideal das cargas perecíveis durante todo o processo logístico. O objetivo foi avaliar as condições de armazenamento e distribuição no Brasil, fundamental para que as frutas espanholas cheguem frescas aos consumidores.
A Extremadura é uma importante fornecedora de frutas para o Brasil, com destaque para cítricos, frutas vermelhas e pêssegos. O presidente da Associação dos Fruticultores da Extremadura (Afruex), Miguel Angel Bernet, destacou os padrões de qualidade da Transbrasa, especialmente no tratamento pós-desembarque, até a liberação pelos órgãos de fiscalização e a distribuição ao mercado.
PUBLICIDADE
Para Bayard Umbuzeiro Neto, CEO da Transbrasa, a visita reforça a confiança dos exportadores europeus no terminal e no cumprimento das exigências sanitárias e logísticas. Além da visita técnica, os espanhóis participaram da Fruit Attraccion São Paulo, feira internacional voltada ao setor de frutas e hortaliças, realizada no São Paulo Expo & Convention Center entre os dias 25 e 27 de março, com 300 expositores e cerca de 12 mil visitantes.