Falta funcionário federal para atender o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu

Demora na realização de concursos públicos e contratações podem gerar prejuízos a médio prazo

Uma comissão formada pela Superintendência do Porto de Itajaí, Federação das Indústrias (Fiesc) e Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (Sidaesc) formalizou um documento relatando a falta de funcionários federais para atender o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.

Anvisa, Ministério da Agricultura (Mapa) e Receita Federal estão com defasagem no quadro.

– Hoje não podemos falar em falta de funcionários e nem em atrasos na movimentação. Existe o crescimento do porto. Os trabalhos estão em dia porque os funcionários são extremamente dedicados – diz Robert Grantham, diretor comercial do porto.

Segundo Grantham, a preocupação está na aposentadoria de alguns trabalhadores dos três órgãos, prevista para os próximos três anos. A demora na realização de concursos resultaria em prejuízos a médio prazo.

O ofício cobrando uma solução foi encaminhado pela Fiesc aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Agricultura, Wagner Rossi, da Saúde, José Gomes Temporão, e à bancada catarinense em Brasília.

– Nos próximos anos, vamos ter crescimento das exportações e importações e, com isso, serão necessários mais profissionais. Não adianta investir em guindastes, armazéns e berços se a falta de gente – adverte o presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa.

Ontem, o delegado da Receita Federal em Itajaí não estava em seu gabinete e os integrantes do Ministério a Agricultura e Anvisa estavam em reunião na Capital.

Itajaí
O que é preciso
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA (MAPA)
Funcionários são responsáveis pela fiscalização dos contêineres de exportação e importação, que contenham carga de origem animal e vegetal. Além disso, na importação, fiscalizam todos os contêineres que contenham madeira no interior.
- Estrutura atual: sete veterinários e seis agrônomos. Não possui agente administrativo.
- Estrutura necessária: O número de fiscais é suficiente. Mas são necessários 10 agentes administrativos.
ANVISA
Funcionários liberam todas as cargas de contêineres importados. Em média são realizadas cem liberações por dia. Além disso, fiscalizam as cargas vindas pelo Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes, os cinco terminais portuários de Itajaí e Navegantes, os dois terminais retroportuários, as plataformas de petróleo em alto-mar e também emitem o certificado de vacinação internacional.
- Estrutura atual: 11 fiscais e um motorista. Não possui agente administrativo.
- Estrutura necessária: o número ideal é de 13 fiscais, dois motoristas e sete agentes administrativos.
RECEITA FEDERAL
Os profissionais são responsáveis por emitir as declarações de importação nos recintos alfandegados. Em 2005 eram cinco recintos alfandegados. Em 2009, o número cresceu para 13 recintos.
- Estrutura atual: 24 fiscais.
- Estrutura necessária: 34 fiscais.
Fonte: Porto de Itajaí



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios